Consumidores deixam de comprar em marcas que desrespeitaram o meio ambiente
AbiaMais da metade dos consumidores deixam de comprar marcas que não mantêm o compromisso sustentável com o meio ambiente. Nas classes C, D e E, essa porcentagem é de 52%, sendo ainda maior quando se trata das classes A e B, representando 56%. Os dados são da pesquisa “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, realizada pela PwC Brasil e Instituto Locomotiva, que aponta a mudança no comportamento do consumidor e destaca o engajamento dos deles com as causas ESG.
Segundo o estudo, sete entre dez consumidores estão dispostos a pagar mais caro por marcas engajadas em defesa do meio ambiente. Enquanto quase o mesmo percentual (69%) declara desembolsar uma maior quantia nas compras por marcas que apoiam causas sociais. A tendência é que esse comportamento se firme nos próximos anos, tendo em vista que 86% dos entrevistados estão dispostos a priorizar marcas e lojas sustentáveis na hora de comprar.
Impacto do consumidor
Os consumidores do mercado da maioria, apesar de suas limitações financeiras, também estão atentos às causas defendidas pelas marcas, valorizando a sustentabilidade e dispostos a apoiar marcas que se envolvem em causas sociais e ambientais. Preocupados com o impacto de suas próprias ações no meio ambiente, 60% guardam essa preocupação. Enquanto isso, oito em cada dez compradores dão prioridade para lojas que se comprometem com causas sustentáveis.