Consumidor volta a encher mais o carrinho
Valor Econômico - 17/10/2006
Passada a euforia com a concessão de crédito, os consumidores estão enchendo mais os carrinhos nos supermercados. Os resultados do Pão de Açúcar divulgados ontem à noite indicam que essa esperada reversão do consumo - de bens duráveis para não-duráveis - já aconteceu em setembro. As vendas da varejista, a maior cadeia de supermercados do país, cresceram 4,5% no mês passado em relação a igual período de 2005 no conceito "mesmas lojas", ou em áreas comparáveis. Esse foi um dos melhores resultados apresentados pela empresa nos últimos doze meses e ficou acima do esperado pelo mercado. A recuperação em setembro, porém, torna inclusive melhores as perspectivas para o Natal. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que essa tendência se mantém em outubro. Na primeira quinzena de outubro, houve uma queda nas vendas a prazo de 6,8% enquanto o volume de consultas ao Usecheque, que revelam as vendas à vista, cresceram 1,2%. O Carrefour não conseguiu reverter o fraco desempenho. De acordo com o relatório divulgado pela multinacional francesa, em Paris, as vendas nas mesmas lojas caíram 1,2% no Brasil no terceiro trimestre. No entanto, como a rede vem se expandindo de forma acelerada, o Carrefour fechou o período com um aumento nas vendas totais de 3,9% (em moeda local, ou em reais).