Consultoria põe Araçatuba como 34ª cidade mais bem classificada em sustentabilidade
oram avaliados 326 municípios com mais de 100 mil habitantes no País; Birigui obteve a 130ª colocação e São José do Rio Preto é a sexta mais bem posicionada
Folha da RegiãoAraçatuba é a 34ª colocada, ocupando posição de destaque no País, no Ranking de Cidades Sustentáveis, divulgado no fim de março pela consultoria Bright Cities. A lista considera, para critério de classificação, municípios "inteligentes e sustentáveis" e que investem em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
O ranking inclui, entre as 150 mais bem colocadas, quatro cidades do Noroeste Paulista, dentre elas Birigui, que sustenta a 130ª posição. São José do Rio Preto ocupa a expresiva sexta colocação, enquanto Catanduva é a 127ª.
Segundo a consultoria, é necessário monitoramento e alguns sistemas de avaliação organizados pelos indicados para que o objetivo de proporcionar bem-estar aos munícipes seja atingido.
“Nessas cidades, a sustentabilidade é um importante objetivo, em todas as esferas, seja na utilização dos recursos ambientes, de pessoas ou financeiros. Para isso, é necessário direcionar políticas públicas e investimentos, comparações entre cidades e reprodução de boas práticas”, diz o estudo.
Foram estabelecidos 40 conjuntos de dados, divididos em cinco pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.
Ainda foram levadas em conta classificações nos âmbitos de números de empresas, finanças do poder público, acesso à internet e representatividade política. Além de números médicos, informações educacionais, esporte e cultura e saneamento básico.
Os responsáveis pelo ranking garantem que o objetivo “não é criar competição entre cidades, mas, sim, mostrar quais municípios têm melhores práticas e abrir os olhos dos que possuem menor classificação para a possibilidade de atingir melhores níveis de avaliação”.