30/08/10 14h22

Construtoras investem em lojas para alavancar vendas

Folha de S. Paulo – 30/08/10

Os imóveis estão na vitrine. De olho no grande fluxo de potenciais compradores no comércio, as construtoras e incorporadoras estão investindo em lojas nas ruas e shopping centers com apartamentos decorados para alavancar as vendas. O custo com construção e decoração de um estande próximo ao prédio que está sendo erguido é semelhante ao gasto com o aluguel e "produção" dessas lojas, segundo as empresas. A Tecnisa inaugura nesta semana a primeira "ofensiva" desse tipo em um centro comercial, no shopping Praça da Moça, em Diadema, na região do ABC paulista, em um espaço de 170 m². Ainda em setembro, a empresa abrirá uma loja no shopping União, em Osasco (SP), com 191 m². Rogério Santos, diretor de marketing da Tecnisa, adianta que outras três serão abertas até o final do ano. "Vamos levar a casa para dentro do shopping", afirma.A Cury escolheu o comércio de rua para atrair mais clientes, com uma unidade no centro de Suzano (SP). "Deixamos de lado aquela estratégia de ter um plantão de vendas [próximo da construção] para estar em um local mais movimentado", afirma o gerente de marketing André Camargo. A Rossi já tem cinco lojas espalhadas por Campinas (SP), Porto Alegre e Rio de Janeiro. Na capital fluminense, estão no shopping Nova América e em uma rua do bairro de Campo Grande. "Um apartamento decorado cria a visão exata, o encanto", diz Marco Adnet, diretor nacional de vendas da construtora; Ele destaca o objetivo de atingir as classes C e D, que não têm o hábito de frequentar estandes de vendas por considerar que não têm condições de comprar um imóvel. "Invertemos o processo. Nós vamos até o cliente." A Brookfield escolheu o shopping West Plaza, na zona oeste de São Paulo, para divulgar um complexo com 22 empreendimentos na cidade vizinha de Cajamar. Ao todo, serão 3.700 unidades -1.200 ainda serão lançadas. O espaço de 800 m² foi inaugurado em setembro do ano passado