Construção civil da RMC gera um emprego a cada uma hora e meia
Nos oito primeiros meses do ano o setor obteve um saldo positivo de 3.782 empregos na região, o segundo melhor desempenho no Estado de São Paulo
Correio PopularA construção civil criou um novo emprego com carteira registrada a cada uma hora e meia nos primeiros oito meses deste ano na Região Metropolitana de Campinas, a segunda com melhor desempenho no Estado de São Paulo dentro do setor. Entre janeiro e agosto, foram gerados 3.782 novos postos de trabalho nas 20 cidades que formam a RMC, com participação de 6,65% no total estadual de 56.873 vagas. O resultado aparece em um estudo divulgado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
O resultado é reflexo do bom momento da construção civil, como mostra um indicador do segmento. No primeiro semestre deste ano, foram lançadas 3.793 unidades habitacionais na região, crescimento de 31,93% em relação as 2.875 de igual período de 2022, de acordo com a pesquisa Mercado Imobiliário do Interior de São Paulo, RM e Baixada Santista feita pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais do Estado de São Paulo (SecoviSP). Os dados são de cinco cidades da RMC que fizeram parte do levantamento, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré e Valinhos.
“Só temos boas notícias no atual cenário de combate ao histórico déficit habitacional brasileiro, estimado na inaceitável casa de 7 milhões de moradias”, disse o presidente da entidade, Rodrigo Luna. Para ele, a tendência é que o setor se mantenha aquecido em médio prazo.
O empresário cita dois programas habitacionais como medidas que beneficiam o setor, a nova fase do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), lançado pelo governo federal, e o Casa Paulista, desenvolvido pelo governo do Estado. “Abre-se imensa oportunidade de não apenas combater a carência de moradias, como também de ofertar grande volume de empregos diretos e indiretos, gerar impostos e fomentar o crescimento econômico”, comemorou o presidente do Secovi-SP.