25/10/24 15h03

Consema aborda Plano de Adaptação e Resiliência Climática e Logística Reversa

Discussões incluem medidas para combater desperdício hídrico e fortalecer parcerias no litoral norte

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

A 439ª reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) apresentou nesta quarta-feira (23) o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (Pearc). O encontro aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) e foi presidido pelo subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade. O Pearc é o projeto elaborado pela Semil para uma série de medidas e ações diante das mudanças climáticas. Foram apresentados cinco eixos temáticos que vão nortear as análises de risco, atuais e futuras – Saúde Única, Biodiversidade, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar e Zona Costeira.

Outro destaque do encontro foi o Painel de Logística Reversa, da Cetesb. A logística reversa é a coleta e reintrodução no ciclo produtivo de resíduos gerados por produtos após o seu consumo e financiada pelas empresas produtoras. Esse retorno, em geral, começa com a coleta em pontos específicos. A ideia é ampliar cada vez mais o acesso a informação digital.

Outros temas

Os conselheiros abordaram também temas como auto de infração ambiental (AIA), desperdício de água por parte das distribuidoras nos municípios do estado, assinatura do acordo de cooperação entre Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolvimento de um sistema novo de gerenciamento de risco no litoral norte.

Jônatas Trindade destacou ainda a publicação do edital de convocação para a 5ª edição da Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, que será realizada em março de 2025 na capital. O chamamento para as inscrições também já foi publicado no site https://semil.sp.gov.br/

O conselho abordou ainda outras ações de destaque das últimas semanas, como a criação do primeiro Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) Ambiental, na região central da capital. Outro tema foi a criação do “Lixômetro”, instalado em setembro às margens do Rio Pinheiros. O painel eletrônico exibe o alto volume de materiais retirados do canal e o gasto de dinheiro público para realizar a limpeza do lixo superficial, como uma forma de conscientizar a população.

 

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2024/10/consema-aborda-plano-de-adaptacao-e-resiliencia-climatica-e-logistica-reversa/