05/01/10 11h38

Confiança dos consumidores no comércio atinge recorde

DCI

O comércio varejista brasileiro só tem a comemorar nos últimos dois anos, pois tem apresentado um dos melhores desempenhos na economia, de modo geral, o que também tem sido refletido na expectativa de consumo dos brasileiros. O ano mal começou e uma pesquisa aponta que 2010 deverá ser de compras, afinal a confiança dos consumidores paulistanos bateu recorde em dezembro, informou a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela entidade desde junho de 1994, chegou aos 155,2 pontos no mês passado, alta de 1,3% em relação a novembro e de 22,2% em relação a dezembro do ano passado. O ICC, que varia de 0 a 200 pontos, indica pessimismo abaixo dos 100 pontos e otimismo acima desse número.

Em comunicado, a Fecomércio-SP explicou que o desempenho do indicador é compatível com a expansão do consumo e reforça um quadro de continuidade do otimismo nos próximos meses. "A combinação da melhoria do emprego e renda e das ações anticíclicas do governo foi fator fundamental para sustentar o crescimento da confiança", afirmou a nota.

O ICC é composto por dois subíndices: o Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC). Em dezembro, o Icea registrou 149,7 pontos, alta de 4,1% ante novembro, e o IEC ficou em 158,9 pontos, queda de 0,3% na comparação com o mês anterior. De acordo com a Fecomércio-SP, a elevação da confiança em relação à situação atual foi puxada pelo público masculino, consumidores com 35 anos ou mais e paulistanos com renda inferior a dez salários mínimos. Já a leve redução da confiança em relação à situação futura foi influenciada pelas mulheres.