Confiança do consumidor sobre em SP
Valor Econômico - 17/11/2006
A confiança do consumidor paulistano manteve a trajetória ascendente, verificada desde setembro e encerrou novembro com 134,6 pontos, alta de 1,9% em relação a outubro, segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fecomércio-SP. O índice varia de 0 a 200 pontos, e indica pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar. O presidente da entidade, Abram Szajman disse que a população analisa de forma positiva a situação e está mais otimista quanto ao futuro, acreditando numa melhora da economia brasileira. Na avaliação por segmento de renda, a pesquisa revela que os consumidores que ganham mais de dez salários mínimos se mostram menos otimistas, o que, ainda assim, corresponde a uma variação positiva de 1% em relação ao mês passado. Já os que ganham menos de dez mínimos registraram 2,1% na variação mensal. Na divisão por sexos, entre as mulheres o otimismo teve alta de 3,5% sobre o mês anterior. Entre os homens, o otimismo atingiu 138,6 pontos, alta de 0,3%. O Índice de Confiança do Consumidor é apurado mensalmente pela Fecomercio desde 1994. Os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.