27/01/10 09h54

Confiança do consumidor aumenta, constata FGV

Valor Econômico

A confiança do consumidor na economia do país subiu 0,6% na passagem de dezembro para janeiro. De acordo com o comunicado divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) passou de 112,3 para 113 pontos no período.

Na avaliação da FGV, o movimento reflete duas situações distintas: "A melhora da avaliação relativa à situação atual e a diminuição do otimismo para os próximos meses." Em relação à situação atual, a confiança subiu 3,2%, alcançando 124,8 pontos. Trata-se do maior nível desde o início da série histórica do levantamento, em 2005. Já a expectativa para os próximos meses revela que o grau de otimismo caiu 1,0%, passando de 107,7 para 106,6 pontos, o menor nível desde maio de 2009.

A maior contribuição para a elevação do índice partiu do quesito que mede a satisfação com a situação financeira da família. O indicador subiu de 17,5% para 20,4%. Por outro lado, a proporção dos que a consideram ruim caiu de 13,2% para 12,2%.

A expectativa para a evolução da situação econômica local nos próximos seis meses ficou menos favorável em janeiro. A pesquisa mostra que a proporção de consumidores que acreditam na melhoria do cenário econômico passou de 26,2% para 23,9% e a parcela dos que projetam piora aumentou de 9,1% para 10,0%.