28/11/06 15h58
Confiança do consumidor aumenta 0,9% este mês
Valor Econômico - 28/11/2006
A confiança do consumidor na economia brasileira elevou-se em 0,9% entre outubro e novembro de 2006, com melhora das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) passou de 108,3 para 109,3. O índice é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor. O Índice de Expectativas subiu de 109,7 para 112,4. O avanço do otimismo quanto à situação financeira da família foi a maior contribuição para a elevação do ICC neste mês. Houve alta de 32,9% para 36,1% na parcela de informantes prevendo melhora na situação financeira da família. Ao mesmo tempo, houve diminuição, de 3,3% para 3,0%, na proporção dos que antecipam piora. Entre os quesitos relacionados à situação atual, a proporção de consumidores que avaliam a situação econômica da própria cidade como "boa" caiu de 12,3% para 9,7%; a dos que a julgam "ruim" foi de 42,7% para 42,9%. A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de novembro de 2006 foi realizada entre os dias 01 e 22 de novembro.