28/07/09 10h24

Confiança do brasileiro é a 4ª maior do mundo

Folha de S. Paulo

A confiança do consumidor brasileiro é uma das que mais cresceram no mundo entre março e junho, colaborando para o aumento do índice global. Com o avanço, o índice de confiança do Brasil é o quarto mais alto em uma lista de 28 países - era o sétimo na pesquisa anterior. O índice de confiança do brasileiro cresceu oito pontos do primeiro para o segundo trimestre, para 96 pontos. Só países asiáticos como Índia, Japão e Coreia do Sul obtiveram aumentos maiores.

Esse salto também permitiu que o Brasil ficasse atrás apenas de Indonésia, Índia e Filipinas na lista dos consumidores mais confiantes, segundo pesquisa da Nielsen. Ainda assim, a nota do país não recuperou as perdas do levantamento anterior, quando caiu 15 pontos. Para Jonathan Banks, diretor da Nielsen, um dos motivos que explicam o crescimento na confiança do brasileiro é a alta nos mercados financeiros (a Bovespa subiu 37% no primeiro semestre deste ano).

No total mundial, o índice de confiança ficou em 82 pontos no mês passado, ante 77 pontos em março (a menor marca da história da pesquisa). Esse aumento, afirma Banks, é um dos "indicadores mais fortes de consenso global entre os consumidores de que pior já passou e que, finalmente, existe luz no fim do túnel". Outro sinal positivo da pesquisa é que 71% dos 14 mil entrevistados disseram que seu país está em recessão, uma queda de seis pontos percentuais em relação ao levantamento de março.

O aumento ocorreu em um momento em que se intensificaram as discussões sobre os sinais de recuperação da economia global (os chamados "brotos verdes") da pior crise em mais de 60 anos. O PIB de países da Ásia (onde a confiança cresceu mais), como China, Coreia do Sul e Cingapura, indica que o pior da crise já passou - no Reino Unido, por exemplo, a economia continuou a encolher no segundo trimestre.