30/05/23 14h06

Confiança de serviços sobe pelo terceiro mês seguido

FGV IBRE

Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE subiu pelo terceiro mês seguido, mas em menor magnitude do que nos meses anteriores: 0,5 ponto em maio, para 92,9 pontos, maior nível desde novembro do ano passado (93,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,3 ponto.

Apesar da alta da confiança no setor de serviços, o índice vem desacelerando nos últimos dois meses. O resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas, diferente do que vinha ocorrendo nos meses anteriores. Houve piora da percepção sobre a situação atual e pequena oscilação na demanda. Ainda há resiliência do segmento de serviços prestados às famílias para os quais os consumidores ainda parecem sustentar a demanda. Para os próximos meses, há uma redução do pessimismo que está relacionado a uma perspectiva de melhora do cenário econômico no segundo semestre do ano”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

A alta do ICS de maio ocorre por uma melhora das expectativas para os próximos meses: o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (98,2 pontos). Contribuiu para esse resultado o crescimento de 3,3 pontos do indicador de demanda prevista nos próximos três meses que foi para os 92,6 pontos, e a alta de 1,4 ponto do indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses que alcançou 92,7 pontos. Em ambos os indicadores o nível é maior desde outubro do ano passado.

Já as avaliações sobre o momento pioraram: o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 1,4 ponto, para 93,4 pontos. Essa queda do ISA-S foi influenciada principalmente pelo indicador de situação atual dos negócios que caiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, menor nível dos últimos 3 meses. O indicador de volume de demanda atual ficou praticamente estável ao variar -0,3 ponto, para 94,0 pontos.
Confiança de Serviços e dos principais segmentos

Os últimos resultados positivos da confiança de serviços fizeram com que o índice em médias móveis trimestrais registrasse recuperação. Essa melhora do setor foi disseminada em praticamente todas as principais atividades do setor, com exceção do segmento de informação e comunicação, que vinha sistematicamente em patamar superior. Por outro lado, a melhora mais intensa em maio foi observada no segmento de serviços profissionais, que avançou tanto nos indicadores sobre presente quanto sobre o futuro próximo.

Fonte: https://portalibre.fgv.br/noticias/confianca-de-servicos-sobe-pelo-terceiro-mes-seguido