01/03/08 10h37

Confiança da indústria segue alta, diz FGV

Folha de S. Paulo - 01/03/2008

O Índice de Confiança da Indústria, apurado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), teve alta de 1,2% em fevereiro em relação a janeiro, passando de 113,7 para 115,1 pontos. Em fevereiro de 2007, estava em 110,6 pontos. Na comparação com fevereiro do ano passado, o índice do mês registrou crescimento de 4,1%. Apesar da alta, o aumento do índice se desacelerou, já que entre janeiro de 2007 e 2008 a confiança havia registrado avanço de 8,7%. "Tivemos alguns sinais de desaceleração, mas estamos ainda em um ritmo forte", diz Aloísio Campelo, coordenador das pesquisas de sondagens conjunturais do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV. Para ele, isso ocorre devido à conjunção de fatores que inclui problemas pontuais em alguns setores -como o de carne bovina, cuja exportação para a União Européia chegou a ser suspensa- e o arrefecimento da demanda externa. Já os estoques industriais "caminham para uma situação de normalidade", diz a FGV. A parcela de empresas que apontam estar com estoques insuficientes (sinal de vendas fortes) ficou em 9% em janeiro e fevereiro. Já a proporção das que afirmam estar com estoques excessivos aumentou de 6% para 9% -maior índice desde outubro de 2006 (11%).