Conferência do Meio Ambiente e Verão no Clima são destaques no Consema
Os balanços dos eventos, que ocorreram entre fevereiro e março deste ano, foram apresentados durante o encontro
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e LogísticaA 444ª reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) debateu, nesta quarta-feira (26), os balanços da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e do Projeto Verão no Clima. Os balanços dos eventos, que ocorreram entre fevereiro e março deste ano, foram apresentados durante o encontro.
A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada em 12 de março no Auditório do Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP), selecionou 20 propostas prioritárias para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá em maio, em Brasília. Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos – Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental – permitindo que cada proposta fosse discutida de forma ampla e colaborativa, com a participação de mais de mil pessoas de todo o estado de São Paulo.
Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com a USP e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o evento contou com especialistas e representantes da sociedade civil, que discutiram os desafios e as oportunidades no combate à emergência climática.
O encontro teve como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica” e incluiu uma programação dinâmica, com palestras, discussões em grupo e a eleição de 70 delegados e 15 suplentes para a etapa nacional.
“Ficamos muito felizes com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, na 5ª edição da Conferência Estadual do Meio Ambiente. Durante o evento, tivemos a submissão de 727 propostas elaboradas, 837 delegados inscritos e 34 grupos de trabalho que priorizaram 38 propostas”, destacou a secretária Natália Resende.
Projeto Verão no Clima
A edição deste ano do Projeto Verão no Clima encerrou suas atividades com grande participação popular e impacto positivo para o meio ambiente. Promovida pelo Governo de São Paulo, a ação envolveu mais de 4 mil pessoas em atividades educativas e mutirões de limpeza, realizados nas praias de Santos (22/2), Ilhabela (27/2), Guarujá (04/03) e Praia Grande (15/03).
Organizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semil, o projeto contou com oficinas interativas, com a participação das ONGs Instituto Verde Azul e Instituto Argonauta, em Ilhabela; Centro Comunitário da Conceiçãozinha e Instituto Gremar, em Guarujá; e Formiguinhas da Praia, Instituto Idea, Amarte, Lixo Zero e Salva Rio, em Praia Grande. Também foram realizadas demonstrações sobre balneabilidade, conduzidas pela Cetesb, além de atividades esportivas, educativas e de transformação de resíduos plásticos coletados nas praias em jogos e objetos reutilizáveis.
A Sabesp, patrocinadora da ação via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também marcou presença com um espaço educativo, distribuição de brindes e demonstrações sobre a importância do saneamento para a saúde e o meio ambiente. A companhia disponibilizou bebedouros em pontos estratégicos, incentivando o consumo consciente de água e a redução do uso de garrafas plásticas descartáveis.
Os resíduos coletados durante as atividades foram corretamente destinados a cooperativas de reciclagem locais, reforçando o compromisso do projeto com a economia circular e a sustentabilidade.