07/05/12 15h36

Conferência apresenta Parque Tecnológico de Sorocaba para parcerias internacionais

SorocabaFácil.com.br

O prefeito Vitor Lippi visitou na manhã desta quarta-feira (3) as obras de implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba, no final da Av. Itavuvu – altura do Km 92 da Rodovia Castello Branco. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) finaliza a construção da primeira etapa do Núcleo Central, que abrigará entre os dias 4 e 6 de junho próximo a 1ª Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec). Lippi classificou o evento como uma oportunidade de apresentação do projeto e a atração de parcerias.

Acompanharam o prefeito na visita os secretários de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa; de Obras e Infraestrutura Urbana, Renato Mascarenhas Filho; e da Comunicação, Valter Calis; além de técnicos da Prefeitura. Lippi destacou a ação integrada entre os diferentes setores do Poder Público para que tudo aconteça da melhor forma possível até o dia da inauguração. "Vamos apresentar o Parque Tecnológico de Sorocaba para o mundo, inciando contatos internacionais para transformar nossa cidade em uma referência na inovação tecnológica", afirmou.

Atualmente, a Seobe intensifica os serviços para a conclusão do auditório, instalação das dependências internas, paisagismo e acabamento da área interna. Com linhas arquitetônicas futuristas e design em formato circular, o Núcleo terá 12 mil m², divididos em dois pavimentos, com a fachada formada por estrutura metálica revestida por vidros. Finalizada a estrutura básica do prédio e afixação de cobertura, os trabalhos atuais consistem na implantação dos revestimentos da paredes, piso e instalações elétricas internas, além da conclusão das últimas dependências.

Os corredores internos do Núcleo do Parque Tecnológico estão sendo revestidos com o sistema epóxi. O material é uma espécie de de tinta acrílica auto-nivelante. Quando aplicado, ele se nivela em relação ao piso, corrigindo desníveis. "Este material é muito utilizado em estacionamentos com alto fluxo de veículos ou em locais com grande circulação de pessoas. É um sistema recente e consiste praticamente numa pintura, mas muito fácil de lavar e tem uma boa aceitação pelo mercado", explica o secretário Mascarenhas.

O Núcleo Central abrigará a incubadora de empresas de base tecnológica e serviços de apoio, por exemplo, para o registro de patentes, suporte jurídico e de negócios e atendimento do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O Parque Tecnológico está sendo erguido nas proximidades das futuras instalações da Toyota e da Zona Industrial Norte de Sorocaba. Este trecho da Av. Itavuvu foi completamente reurbanizado pela Prefeitura, dentro dos conceitos de "Avenida Parque", com a duplicação da pista, pavimentação, construção de ciclovia e o plantio de mais de 100 mil mudas de árvores, pelos projetos "Megaplantio" e "Megaplantio Avenidas".