Conectividade, automação e energias renováveis estão entre as tendências da indústria em 2023
Estas e outras inovações serão apresentadas pela FIEE, que será realizada em julho com a presença de mais de 400 marcas e 100 horas de programação de conteúdo
Eae MáquinasSegundo o relatório “Tendências Tecnológicas Estratégicas Top 2023”, do Gartner, as indústrias deverão buscar otimização, escalabilidade e pioneirismo, em conjunto com ações de sustentabilidade para sua produção. Nesse contexto, a 31ª edição da FIEE apresentará conteúdos focados em conectividade, automação, alta tecnologia, sustentabilidade e eficiência energética para impulsionar ainda mais o desenvolvimento industrial do Brasil.
Promovida e organizada pela RX Brasil e com curadoria técnica da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a FIEE reunirá mais de 400 marcas que irão apresentar soluções e inovações para engenheiros, profissionais de TI e técnicos das indústrias de energia, automotiva, de alimentos e bebidas, metalúrgica, siderúrgica, agrícola, eletrônica, papel e celulose, aviação, bens de consumo, construção, entre outras. Além de mais de 100 horas de conteúdo simultâneo em uma grade de programação que trará os principais especialistas do país e do exterior como speakers. Em quatro dias, a expectativa do evento é receber mais de 30 mil visitantes vindos de todo o Brasil e de 82 países.
De acordo com executivos de diferentes segmentos da indústria, tendências como conectividade, automação, SaaS (Software as a Service) e energia renovável estão em alta e já exigem transformações imediatas para atender a um mercado cada vez mais exigente. Eles são categóricos em afirmar que o foco em práticas tecnológicas e sustentáveis ajudam a criar diferenciais competitivos e, consequentemente, aumentar a produtividade do negócio.
Ganho em produtividade, tempo e sustentabilidade
“Acredito que a Internet das Coisas (IOT) e a parte energética são duas verticais que estarão alinhadas com a feira. Hoje há interconexão em tudo, em casa, no carro, nos eletrodomésticos. Outra tendência é na parte de energia, com a produção de energia solar, eólica e novas fontes de energia limpa”, destaca Caroline Jabur, diretora da LATeRe, representante Newark na feira.
Diretor de vendas da Toradex para a América Latina, Vagner Alvares, defende como tendência para as indústrias o serviço de sistema em nuvem, que entre diversas vantagens possibilita a redução de custos e a maior segurança de dados para os usuários. “O serviço exige menos infraestrutura e permite fazer manutenções e atualizações por meio de acesso remoto, reduzindo investimentos e melhorando a eficiência”, defende. Além das soluções em nuvem, Alvares também cita a segurança cibernética e inteligência artificial como tendências de SaaS – Software as a Service, para as empresas que buscam ofertar principalmente soluções e agilidade.
Fortemente acelerada com a pandemia de Covid-19, a automação também será um tema amplamente difundido na FIEE 2023. De acordo com Mairon Cezar Anthero, diretor geral da Schunk, a automação industrial traz ganhos de produtividade e tempo impressionantes. “No nosso caso, que trabalhamos com placas de circuito impresso, o ganho é de 30% no tempo. Também há um ganho no aumento do espaço fabril e devido a precisão nos cortes, a automação evita descartes”, sinaliza.
Conhecimento e networking
Neste cenário de transformação digital e de um futuro mais conectado, produtivo, sustentável e tecnológico para a indústria, a FIEE oferecerá uma grade de conteúdo gratuito com mais de 100 horas de programação por meio do Fórum AbineeTEC 2023 e das quatro arenas de conhecimento, que irão abordar temas técnicos de relevância e alto valor agregado para a indústria, além de apresentar cases e experiências relacionadas às inovações e tendências por meio de especialistas renomados do Brasil e exterior.
Fonte: https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/conectividade-automacao-e-energias-renovaveis-estao/