12/05/15 14h15

Concurso pretende incentivar empresas de biotecnologia e saúde

Agência Gestão CT&I

O empreendedorismo tecnológico e a internacionalização de empresas brasileiras nos setores de biotecnologia e saúde serão o tema da 5ª edição do concurso BioBusiness Brasil, realizado em junho, em São Paulo. Promovido pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (Fipase), o evento tem como públicos-alvo empreendedores, estudantes, pesquisadores e docentes, técnicos especialistas e empresas. Os interessados terão até 19 de junho para inscreverem seus projetos.

A intenção é que os participantes prospectem potenciais parceiros no exterior, priorizando a cooperação conjunta em pesquisa & desenvolvimento (P&D), podendo ainda abordar outros aspectos como inserção em mercados internacionais, licenciamentos e transferências de tecnologias. Os prêmios são vagas de incubação na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ribeirão Preto e em incubadoras parceiras, R$ 10 mil aos mais bem colocados e apoio ao intercâmbio empresarial em um dos principais ambientes de inovação internacionais.

“O objetivo principal do evento é incentivar o desenvolvimento de negócios em biotecnologia e saúde em todo o país, abrindo a possibilidade de que empresas brasileiras também possam acessar a tecnologia desenvolvida lá fora”, explicou Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora.

Os inscritos participarão de uma competição de modelos de negócios, onde receberão capacitação por meio de vídeo-aulas e também apoio à elaboração de seus planos de internacionalização. Os melhores modelos de negócios apresentados receberão uma consultoria para aprimoramento de suas ideias e participarão de um pitch presentation em que serão avaliados por jurados especialistas na área.

“O diferencial desta edição em relação às anteriores é a abordagem internacional do concurso que incentiva a cooperação técnica internacional, para pesquisas e desenvolvimento e a inserção das empresas brasileiras em mercado estrangeiro”, explicou Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico da Fipase.