14/12/23 15h35

Concurso Cachaça.SP resgate cultural da bebida foca na sustentabilidade da cadeia da cachaça paulista

Produtor rural passou por um processo de tecnificação e busca pela eficiência para se tornar cada vez mais competitivo no mercado

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Diante dos novos desafios em atender às demandas do setor, os Institutos de Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, têm investido no aprimoramento contínuo da cachaça paulista. Realizado nessa quarta-feira, 13, na capital paulista, o lançamento 1º Concurso Estadual da Cachaça Paulista busca fortalecer, valorizar, divulgar e realizar um resgate cultural da cachaça produzida no Estado de São Paulo, focando na sustentabilidade da cadeia da cachaça paulista. O concurso é iniciativa do Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça (Gecca), atendendo à demanda da cadeia produtiva, realizado por meio da Secretaria de Agricultura.

O Gecca é composto por pesquisadores das unidades de pesquisa da Apta Regional de Piracicaba e de Bauru, sob a coordenação da pesquisadora Elisangela Marques Jeronimo Torres, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), além da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Câmara Setorial da Cachaça Paulista e Universidades.

Os Institutos de Pesquisa têm fomentado a cadeia de produção da cachaça com estudos de variedades de cana-de-açúcar. Além disso, o apoio ocorre juntamente com as ações do Gecca, que atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação tecnológica e transferência de conhecimentos a todos os atores da cadeia da cachaça.

Segundo Elisangela, a adoção de novas tecnologias está em constante evolução no setor, junto às boas práticas no processo de produção, à qualidade da cana-de-açúcar como matéria-prima, às linhagens de levedura para fermentação, aos cuidados com a destilação e à dinâmica da comercialização.

“O Estado de São Paulo produz cachaças de excelente qualidade, reconhecidas em concursos nacionais e internacionais de destilados. O produto hoje tem novo status, destinado a um nicho de consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por uma bebida diferenciada”, enfatiza Elisangela.

Os pesquisadores participaram da retomada da Câmara Setorial da Cachaça Paulista, dos lançamentos do livro "Cachaça.SP" e da Instrução Prática “Produção Artesanal de Derivados de cana-de-açúcar: açúcar mascavo, melado e rapadura” (em parceria com Cati), e se envolveram em eventos e feiras de divulgação da bebida de qualidade produzida no Estado de São Paulo.

Além disso, o Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC-Apta) está realizando testes com quatro variedades de cana-de-açúcar [IACCTC-8008, IACSP97-4039, IACSP95-5094 e IACSP01-5503] em regiões produtoras de cachaça do Litoral Norte de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro. Os experimentos tiveram início no começo deste ano. Para produzir cachaça, a variedade deve ter baixo teor de fibras, alto teor de sacarose e baixo teor de acidez, e também ser produtiva, resistente a doenças e adaptada à região onde será cultivada.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, a iniciativa do governo do Estado fortalece o setor e garante competitividade à cachaça paulista. “Esse concurso é uma jóia da Secretaria. Em sua primeira edição, já está fazendo história”, concluiu.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/concurso-cachaca-sp-resgate-cultural-da-bebida-foca-na-sustentabilidade-da-cadeia-da-cachaca-paulista