06/11/12 09h31

Concorrência acelera a expansão de shoppings

TodoDia

Concorrência acelera a expansão de shoppings   

Dos seis shopping centers existentes atualmente em Campinas, cinco apostaram recentemente na expansão de seus centros de compras, para desbancar a concorrência e ganhar a preferência dos consumidores. Em três das unidades, o investimento se aproxima de R$ 250 milhões (US$ 125 milhões). O primeiro foi o Parque D. Pedro Shopping, que inaugurou uma área externa em 2010 com investimentos de R$ 22,8 milhões (US$ 11,4 milhões). No início do ano, o Unimart Shopping ampliou a área de vendas, passando a ter mais de 120 lojas. Em setembro, o Galleria Shopping investiu R$ 30,4 milhões (US$ 15,2 milhões) na nova ala, e no mês seguinte foi a vez do Campinas Shopping inaugurar um novo corredor no piso térreo. Por fim, o Shopping Iguatemi ganhará uma nova expansão - a primeira foi em 2003 -, com inauguração prevista para março de 2014 e investimento de R$ 190 milhões (US$ 95 milhões).

“A classe média cresceu muito e os shoppings aproveitaram o ensejo do poder de compra para expandir e ampliar seus negócios”, afirma o economista da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Laerte Martins.

A expansão mais recente foi a do Galleria Shopping, que ganhou 8,2 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável), adicionando ao mix duas novas lojas âncoras, quatro megalojas, dois restaurantes e 55 lojas satélites, totalizando 63 novas operações. A expectativa é de que o número de visitantes do empreendimento passe da média mensal de 500 mil pessoas para 600 mil pessoas/mês.

NA REGIÃO
Além do grande número de shoppings centers em Campinas, muitas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), cuja população precisava se deslocar para Campinas, estão inaugurando grande centros de compras. Hortolândia ganhou o primeiro shopping no ano passado, Santa Bárbara d’Oeste inaugurou o seu segundo no mês passado e Sumaré terá o seu em 2013. Já em Nova Odessa e Americana, a previsão é que os shoppings centers sejam inaugurados até 2015.

Para Martins, o aumento da concorrência em função da construção de shoppings centers em outras cidades da RMC pode diminuir em até 10% as vendas dos shoppings campineiros. “Mas o fato de Campinas ser o centro da região sempre traz um potencial maior”, destaca o economista da Acic.