09/06/10 11h25

Conab confirma safra recorde de 146,92 milhões de toneladas

DCI

A produção recorde de grãos na safra 2009/2010 foi confirmada no levantamento de junho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem. O Brasil vai produzir 146,92 milhões de toneladas de grãos, com aumento de 51,5 mil t sobre os números recordes anunciados no mês passado. O resultado da pesquisa deste mês é 1,93% maior do que o recorde anterior de 144,14 milhões de toneladas, obtido na safra 2007/2008, e 8,7% superior às 135,13 milhões toneladas da safra 2008/2009.

Segundo Silvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, a partir de setembro, o preço do feijão voltará à normalidade. "Se o preço continuar em alta será por mera especulação, e não por indisponibilidade do produto", disse. Porto também afirmou que a quebra da safrinha de milho em Mato Grosso e a indefinição do resultado da produção em Goiás podem reduzir previsão da Conab para a safra deste ano.

No entanto, se os números em relação ao milho podem influenciar negativamente o resultado da safra de grãos 2009/2010, os do trigo tendem a ser alterados na direção oposta. De acordo com ele, a expectativa para o resultado da produtividade do grão pode estar conservadora. "Estamos trabalhando com projeção de 5 milhões de toneladas de trigo e isso pode vir a ser maior", comentou.

O diretor mostrou otimismo, mesmo com a constatação de que a área plantada no ciclo atual está menor nas principais regiões produtoras em cerca de 12,5% na comparação com o ano passado. "Mesmo com a área menor, estamos conservadores com a projeção para produtividade do trigo. Ainda tem muita água para rolar e pode ter surpresa positiva", considerou.

A falta de chuvas no nordeste, que prejudicou as culturas do milho e do feijão, e a redução das áreas de trigo plantadas no Rio Grande do Sul e no Paraná fizeram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduzir a estimativa da safra brasileira para este ano. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de maio, divulgado pelo IBGE, aponta uma safra de 145,8 milhões de toneladas, ante 146,5 milhões previstos no mês passado. Com isso, o país ficará pouco abaixo da safra recorde de 2008, quando foram colhidas 145,9 milhões de toneladas.