Compra com cartão deve crescer 40% esse ano na AL
Valor Econômico - 31/10/2006
A internet se transformou em novo nicho para as empresas de cartão de crédito. As compras pela rede devem movimentar US$ 6 bilhões este ano na América Latina, dos quais 90% devem ser pagas com cartão de crédito ou débito. Em relação ao ano passado, o movimento deve ser 40% maior e o fôlego deve se manter nos próximos anos. Para 2010, as projeções são de que os cartões pela internet devam movimentar US$ 23 bilhões, conclui um relatório preparado pela Visa International e pela consultoria América Economia Intelligence. Na América Latina, o Brasil é a principal aposta das empresas. O país responde sozinho por 43% do comércio eletrônico da região. Segundo a pesquisa, o site da companhia aérea Gol é o maior em vendas na América Latina. Em seguida, aparece outra empresa brasileira, o Submarino. Na Gol, 84% de suas passagens são vendidas pela internet, todas pagas com cartão de crédito. Em setembro, o site teve 928 mil acessos. Já o Submarino tem 1,7 milhão de clientes, oferece 700 mil produtos e teve vendas de US$ 98 milhões no terceiro trimestre, aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2005. A estabilidade e o crescimento econômico são os principais fatores que explicam o acelerado crescimento do comércio eletrônico no Brasil e na América Latina. Outro fator é a expansão da banda larga: segundo a pesquisa, 80% das pessoas que compram pela internet têm essa tecnologia. Novas lojas entrando no negócio e o crescimento do setor de cartões de crédito e débito na região também vêm contribuindo para a expansão das vendas on-lines. O Brasil superou os 250 milhões de plásticos. Na América Latina, os cartões já superaram os 300 milhões.