03/04/25 14h15

Complexo da Novelis de Pindamonhangaba conquista a Certificação Lixo Zero

Ipesi

A Novelis América do Sul atingiu um feito inédito no setor de alumínio em escala global: seu Complexo de laminação e reciclagem em Pindamonhangaba (SP) conquistou a Certificação Lixo Zero. Este reconhecimento, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero), atesta a excelência da empresa na gestão de resíduos sólidos, com um índice de 95,15% de desvio de resíduos para aterros, estabelecendo um novo padrão de referência em sustentabilidade a nível mundial.

A conquista ganha ainda mais relevância diante do cenário desafiador da gestão de resíduos no Brasil. Segundo dados de 2024 da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), o país produz mais de 77 milhões de toneladas de lixo por ano, com cerca de 40% do total sendo descartado de forma ambientalmente inadequada.

“A conquista da certificação é um reflexo do nosso investimento contínuo em soluções sustentáveis e da nossa visão de longo prazo para o negócio”, afirma Francisco Carvalho, vice-presidente de Operações na Novelis América do Sul. “Este resultado valida nossas práticas de gestão de resíduos e nos impulsiona a buscar níveis ainda mais elevados de eficiência e circularidade, contribuindo para a redução da nossa pegada de carbono.”

A relevância da certificação se alinha com o Dia Mundial do Lixo Zero, celebrado em 30 de março. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca a urgência de repensar a forma como produzimos e consumimos, buscando soluções para minimizar a geração de resíduos.

Segundo dados da ONU, a geração de resíduos sólidos urbanos deve aumentar em cerca de 70% até 2050, atingindo 3,4 bilhões de toneladas por ano. A Novelis, por sua vez, anunciou um compromisso global de sustentabilidade de longo prazo. Entre as metas sustentáveis da empresa estão a redução de 20% de redução nos resíduos em aterros sanitários, além 30% na pegada de carbono até 2026; 10% de redução na intensidade do consumo de energia e na intensidade do consumo de água.

 

Fonte: https://ipesi.com.br/complexo-da-novelis-de-pindamonhangaba-conquista-a-certificacao-lixo-zero/