Competição entre startups busca soluções tecnológicas para o mercado lácteo
Agência CT&IA iniciativa Ideas for Milk, competição organizada pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG) em parceria com onze universidades, pretende estimular a criação, a aceleração e o investimento em startups que busquem soluções tecnológicas para o mercado lácteo. O evento é voltado a empreendedores, estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais envolvidos com empresas nascentes. Os interessados podem se inscrever até 12 de outubro.
Podem participar equipes informais e startups já constituídas. Serão submetidas ideias de soluções web, mobile ou em hardware que apresentem inovações em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. As propostas devem ter foco nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, como insumos agropecuários, logística de captação e distribuição do leite, indústria de laticínios, mercado e consumidores finais.
Com a intenção de explicar o regulamento do desafio e convidar possíveis interessados a participar, palestras motivacionais ocorrem nas oito cidades-sede do evento. Em Campinas (SP), a palestra aberta ao público, mediante inscrições prévias, será realizada em 24 de agosto, no Instituto Eldorado, localizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O Ideas for Milk é organizado em três etapas. A primeira é a seleção das cinco melhores ideias inscritas em cada cidade-sede, que serão classificadas para a segunda fase, a Final Local, na qual será selecionada somente uma proposta representante de cada sede. Na terceira e última etapa da competição, as oito ganhadoras das Finais Locais irão para a Final Nacional, que será realizada em 14 de dezembro, em Brasília (DF).