19/06/08 15h49

Como a Karmann-Ghia fortaleceu o Grupo Brasil

Gazeta Mercantil - 19/06/2008

Com a compra da Karmann-Ghia, o Grupo Brasil fortalece sua atuação no setor automotivo ao deter o controle sobre cinco empresas de grande peso dentro da cadeia de fornecimento de componentes para a produção de veículos. "Com esta aquisição fechamos um grande ciclo de negócios, pois teremos tudo em casa: produção de tubos de aço, fundição, forjaria, rodas, ferramentaria e estamparia", disse à Gazeta Mercantil, Reinaldo Ferraz Moreira, diretor de relações com o mercado. A expectativa de Moreira é que a histórica Karmann-Ghia ajude a empresa a ampliar os negócios no País. "A intenção é crescer na área de estamparia, pois esta é a especialidade da Karmann-Ghia no Brasil", destacou o diretor do Grupo Brasil. Com cerca de 500 funcionários e um faturamento anual de R$ 113 milhões (US$ 69,3 milhões), a Karmann-Ghia, que mantém suas instalações na Via-Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), fornece peças estampadas para a Fiat, Scania e Honda. "Em até 1 ano e meio pretendemos investir de R$ 10 milhões (US$ 6,13 milhões) a R$ 15 milhões (US$ 9,2 milhões) para instalar nova linha de usinagem na fábrica da Karmann-Ghia. Também estamos analisando a compra de prensas para fazer peças estampadas e o valor de investimento está estimado em R$ 50 milhões (US$ 30,7 milhões), que poderá vir de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), de crédito do exterior (se o maquinário for importado) ou do próprio fornecedor do produto", disse Moreira. Com as cinco empresas - a Metalúrgica Tubos e Precisão (MTP), que faz tubos de aço sem costura; a Sifco, que faz peças forjadas para a produção de componentes para caminhões e ônibus; a Alujet, que faz rodas; BR Metal, virabrequins fundidos e base para energia eólica, e a Karmann-Ghia - o Grupo Brasil, que em 2007 faturou R$ 1,5 bilhão (US$ 777,2 milhões), espera elevar sua receita entre 10% a 15% neste ano. Grande parte dos resultados virá do mercado brasileiro.