11/04/23 12h39

Comgás, Tupy e MWM transformam motor a diesel em gás

Autodata

Os ônibus da Itajaí Transportes Coletivos, que servem aos transportes públicos e que circulam em Campinas, SP, terão seus motores a diesel substituídos pelo gás natural. Parceria da Comgás com a Tupy e a MWM converteu, por ora, um veículo da frota municipal, o primeiro movido a GNV, que já está circulando em linhas da região do Campo Grande.

A expectativa é a de que outras unidades sejam gradativamente incorporadas ao transporte público da cidade, gerenciado pela EMDEC, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas.

A troca do motor a diesel para o motor da MWM 100% a GNV reduz em até 25% a emissão de CO2. A geração de material particulado tem redução acima de 90%, o que contribui para a melhora da qualidade do ar na cidade. E, segundo a Comgás, a diminuição do custo operacional, com relação ao diesel, chega a até 30% por quilômetro rodado, se o veículo for abastecido dentro da garagem.

A companhia ressalta, ainda, a fácil manutenção, uma vez que 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais, além da possibilidade do abastecimento rápido e da redução em 20% no ruído, se comparado com o motor a diesel.

Fonte: https://www.autodata.com.br/news/2023/04/10/comgas-tupy-e-mwm-transformam-motor-a-diesel-em-gas/54193/