26/06/23 14h58

Comércio prevê bons resultados para 2º semestre

Dados do Caged apontam que, em Jundiaí, houve 8.141 admissões e 7.398 demissões até abril deste ano

Jornal de Jundiaí

Com o primeiro semestre do ano se encerrando, comerciantes e empresários estão com expectativas positivas para a segunda metade de 2023. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que, em Jundiaí, houve 8.141 admissões e 7.398 demissões até abril deste ano, o que gera um saldo de 743 registros positivos. O maior número de admissões foi na área de serviços.

De acordo com o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) Mark William Ormenese Monteiro, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da ACE mostra que os resultados desse primeiro semestre foram positivos, trazendo altas expectativa para a próxima metade do ano. "Estamos em um momento de juros e inflação altos e isso dificulta o crédito, mas sempre fazemos consultas com a população e, com os dados, percebemos que os consumidores estão confiantes. Antigamente, fazíamos propaganda e vendíamos comércios para a cidade, hoje temos para o Brasil inteiro, pois Jundiaí possui empresas que vendem para todo o país. Não foi fácil durante esses anos de pandemia, mas o cenário agora é positivo, as vendas estão acontecendo", explica Mark.

O contador e empresário José Carlos Rodrigues também prevê um cenário positivo para o próximo semestre. "Sempre temos aquela expectativa positiva, o comércio ressente um pouco, ainda mais esse ano, pois tivemos uma mudança de governo e os empresários ficaram dentro de uma expectativa, mas como eles são autônomos, por si só as empresas andam. Existe um consumo das pessoas e os comércios não podem se abater com esses problemas, precisam ser criativos e sempre inovar. Entendo que o segundo semestre tem uma expectativa melhor, o empresário já conseguiu entender o que aconteceu de errado no começo do ano e consegue se planejar para o segundo semestre. A expectativa para que o juros caia é grande, para uma nova realidade", explicou José.

Indústrias

De acordo Manoel Flores, diretor estadual do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), no primeiro trimestre de 2023, o PIB cresceu em 1,9%. "Nesse próximo semestre, temos expectativas um pouco melhores, isso porque está previsto uma queda da taxa Selic, que se manteve em 13,75%. Esperamos que caia de 12,5% a 12,75%. Se os juros começarem a cair, a expectativa é de que as indústrias cresçam um pouco mais", explica Manoel.

"Os economistas estão mais otimistas. Nas pesquisas feitas no começo do ano, a expectativa era de que o PIB crescesse apenas 1% e agora em junho a expectativa é de que o PIB cresça em 2,3% no resto do ano", ressalta Manoel.

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2770001/jundiai/2023/06/comercio-preve-bons-resultados-para-2-semestre