07/03/23 12h22

Comércio prevê aumento de 30% nas vendas da Páscoa em Rio Preto

Comerciantes de Rio Preto que atuam no segmento de produtos para fabricação de ovos de chocolate e outras guloseimas do período esperam aumento de até 30% nas vendas neste ano

Diário da Região

Depois das festas de fim de ano e do carnaval, chegou a hora da data mais adocicada do calendário cristão: a Páscoa. Celebrada neste ano no domingo 9 de abril, a festividade religiosa já movimenta um setor importante do comércio de Rio Preto: o segmento de confeitaria, doces e artigos personalizados para produção de ovos de Páscoa e chocolates. Lojistas têm a expectativa aumentar as vendas em até 30% neste ano em comparação com o movimento normal. Para os comerciantes, agora é o momento de dobrar o faturamento e garantir uma reserva no caixa para os próximos meses.

Essa é a época do ano considerada o Natal do setor. “Por se uma das datas onde as pessoas mais presenteiam umas às outras, desde um simples bombom, ovos, até kits e cestas de chocolate para a Páscoa. Acreditamos em um aumento de venda de 30 % a mais quando comparado a outros meses”, afirmou a sócia proprietária das unidades da Basmar Comércio de Doces e Artigos de Festas, Vanessa Marins.

A expectativa é mais alta também em comparação à Páscoa 2022 por conta do alívio da pandemia de Covid. “No ano passado já teve um aumento, agora a expectativa é vender entre 20% e 30% a mais”, afirmou o gerente da Casa Paulista, Armando Henrico Paro. “A Páscoa é o que ajuda a manter a loja para o restante do ano, chegando a dobrar o faturamento em relação aos outros meses”, acrescentou o sócio proprietário da Ice Fest, Pedro Beggiora.

Isso porque por trás de cada ovo de Páscoa, do clássico ao gourmet, há uma série de produtos e artigos que começam a ser comercializados antes mesmo do fim do carnaval. “Em janeiro já começamos a campanha de Páscoa fazendo nosso famoso saldão, que dura aproximadamente 15 dias. É uma queima de estoque de produtos não vendidos no ano anterior. E logo após já introduzimos as novidades do ano”, afirmou Beggiora.

Na Basmar, a movimentação também começou no início do mês passado. “Os cursos para as pessoas que querem aprender ou se aperfeiçoar tiveram início na nossa loja em fevereiro”, contou Vanessa.

Movimento que, segundo os comerciantes, começa a esquentar depois do carnaval e continua em alta até a primeira semana de abril. “O pessoal já começou a comprar, principalmente caixas e chocolates. É acabar o carnaval e o pessoal já foca na Páscoa”, disse Paro.

Segundo Vanessa, agora é a hora de muitas empreendedoras se preparem para garantir as vendas do ano. “Precisam se antecipar para poder formar o portfólio de produtos e iniciarem suas vendas”, afirmou. “As vendas esquentam para valer a partir do dia 10”, acrescentou a sócia proprietária da Basmar.

Formas, papel, caixas, embalagens para presentes de cores e tamanhos diversos, fitas, laços e outros tipos decorações estão entre os artigos mais vendidos para a produção dos ovos. Já o carro chefe é o próprio chocolate, segundo os comerciantes. “(Vendemos) Tudo relacionado à produção dos ovos, desde a forma até a embalagem final, mas podemos afirmar que o que mais sai é o chocolate em si”, afirmou Beggiora.

“Na ordem dos mais vendidos seriam chocolate, forma e acessórios”, disse Vanessa. “Chocolates para cascas e chocolates para os recheios”, completou Paro.

Público

O público do segmento é diverso, segundo os lojistas, e abrange desde os grandes empreendedores até pessoas que aproveitam a data para tirar uma renda extra com a transformação do chocolate em delícias da Páscoa. “Desde as grandes docerias e profissionais liberais super conhecidos na cidade até mesmo as donas de casa e pessoas que fazem para consumo doméstico”, disse Beggiora.

Público que abrange empreendedores também da região de Rio Preto, além de profissionais da cidade. “Transformadoras que tem a confeiteira como fonte de renda o ano todo, pessoas que usam a Páscoa como uma renda extra mesmo tendo um trabalho fixo e as pessoas que gostam de fazer para presentear a família e amigos”, explicou Vanessa.

Artesanal tem bom custo-benefício

Entre as opções de ovos de Páscoa, as produções artesanais ganham espaço pelo custo benefício, como também pelas infinitas opções de sabores, recheios e modelos a um preço mais acessível em comparação com os ovos industrializados - pelas marcas consagradas do mercado do chocolate, os ovos são vendidos com surpresas que encantam a criançada, mas por um preço mais amargo.

“Acredito que a população entendeu que dá para fazer um produto com até mais qualidade que os industrializados e pagando bem menos”, disse o sócio proprietário da Ice Fest, Pedro Beggiora. “Às vezes o preço de um ovo industrializado de 50 gramas dá para comprar os produtos e fazer um artesanal de 500 gramas”, acrescentou o gerente da Casa Paulista, Armando Henrico Paro.

Nessa linha de substituição dos ovos por barras de chocolates e cascas prontas, vendidas para quem quiser montar seu ovo ou rechear com o recheio preferido, também é possível agradar os pequenos, muito atraídos pelos brinquedos dos ovos industrializados. “Para as crianças temos os kits confeiteiros onde as crianças podem customizar, rechear e depois saborear seus próprios ovos, além de copos e embalagens licenciadas com seu personagem preferido para montar ovo infantil”, afirmou a proprietária da Basmar Comércio de Doces e Artigos de Festas, Vanessa Marins. (FP)

Produção a todo vapor

Na outra ponta do segmento de confeitaria e chocolate, estão as pessoas que transformam o chocolate e também esperam a Páscoa para lucrar e até triplicar as vendas, como a confeiteira Márcia Freitas, de 26 anos. Há 11 anos na produção de doces, cinco deles como profissional, ela já está no ritmo da produção de olho no faturamento deste ano.

“A Páscoa é a nossa maior e melhor data de vendas. Costumo faturar 300% a mais do que em meses normais de venda”, afirmou. “Os preparativos estão a todo vapor desde a semana passada. Estou finalizando o meu planejamento e cardápio. Nesta semana faço a compra de insumos e embalagem para já iniciar a produção de cascas”, afirmou.

Segundo Márcia, as vendas dos ovos de Páscoa e chocolates iniciam logo que ela abre a agenda e libera o cardápio para a clientela, em meados deste mês. “A maior procura sem dúvida é em torno de sete a cinco dias antes da Páscoa”, contou.

Dos sabores do cardápio, o ovo de brownie supremo de colher é o queridinho, segundo Márcia. “É o que leva brigadeiro de leite ninho, nutella e o melhor brownie da vida”, afirmou. Os clientes são os mais variados. “Em todos os cantos da cidade, mas meu maior público são mulheres, de classe média, de idade entre 25 e 45 anos e apaixonadas por um bom chocolate”, contou. (FP)

 

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/comercio-preve-aumento-de-30-nas-vendas-da-pascoa-em-rio-preto-1.1053867