26/07/23 14h41

Comércio externo da região de São Carlos atinge R$ 3 bi no 1º semestre

Capital da Tecnologia representa R$ 3 em cada R$ 4 negociados entre importações e exportações no período

A Cidade ON São Carlos

Municípios da regional da Ciesp São Carlos somaram R$ 3 bilhões em trocas comerciais no primeiro semestre deste ano, aponta levantamento feito pela entidade com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A Capital da Tecnologia representa US$ 3 em cada US$ 4 negociados entre importações e exportações no período.

Nos seis primeiros meses deste ano, os 12 municípios da regional da Ciesp totalizaram US$ 308 milhões em exportações, redução de 12,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. No recorte das importações, a soma foi de US$ 325,5 milhões, elevação de 6,2%.

A região da Ciesp São Carlos mais exportou máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (38,7%), açúcares e itens de confeitaria (16,1%) e obras diversas (10,9%). Os Estados Unidos são os maiores clientes da região, com 17,1%, seguido do México (10,7%) e Argentina (10,6%).

As empresas da região importaram mais máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (43,3%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,2%) e obras de ferro fundido (6,3%). Na pauta das compras, China (23,4%), Estados Unidos (13,5%) e Alemanha (13%) lideram o ranking dos fornecedores.

São Carlos é o município com maior movimentação externa, com ¾ da soma total do semestre – US$ 447,5 milhões, seguido de Pirassununga, com US$ 47,1 milhões; a terceira colocada é Ibaté, com US$ 38,9 milhões em trocas. Porto Ferreira fecha as quatro maiores com US$ 30,9 milhões.

Apesar da proximidade geográfica, os municípios têm pautas de exportação bastante diferentes. São Carlos, por exemplo, reflete sua força industrial na exportação e importação de mercadorias. Pirassununga e Ibaté vendem para o exterior açúcares, álcool e cachaça produzidos em suas usinas sucroalcooleiras. Já em Porto Ferreira a importação predomina com itens como arroz e carbonato utilizado na produção cerâmica.

Fortalecimento da indústria

Para o presidente da Ciesp, Rafael Cervone, a indústria da região pode contribuir mais com o aumento do valor agregado na pauta de exportações.
“A indústria, cujo avanço e fortalecimento temos defendido perante o governo, pode contribuir de modo mais significativo para ampliação das vendas internacionais, tanto em volume quanto pelo fato de incluir produtos de alto valor agregado na pauta de exportações”, afirma.

Além de São Carlos, compõem a regional as cidades de Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Santa Rita do Passa Quatro.

Fonte: https://www.acidadeon.com/saocarlos/economia/Comercio-externo-da-regiao-de-Sao-Carlos-atinge-R-3-bi-no-1-semestre-20230725-0012.html