Comércio eletrônico no centro da disputa
O Estado de S. Paulo - 03/01/2007
O comércio eletrônico estará no centro da disputa das grandes redes de varejo este ano. A fusão da Americanas.com e do Submarino, anunciada em dezembro - que dará a ambas o controle de cerca de 50% do mercado -, foi um sinal de alerta tanto para quem já está na internet como para quem planeja entrar no mundo virtual. O Extra.com, site de vendas do grupo Pão de Açúcar, anunciou recentemente que investirá US$ 18,5 milhões nos próximos três anos. As vendas pela internet representam menos de 1% do faturamento da companhia - que deve ter fechado 2006 em torno de US$ 7,9 bilhões. A intenção é aumentar essa fatia para 4,5% em 2010, o que corresponderá a vendas de US$ 462 milhões. O Wal-Mart já deixou claro que pretende entrar no comércio eletrônico, possivelmente este ano. A guinada do Pão de Açúcar no comércio eletrônico começou no início de 2006. De setembro a dezembro, as vendas no site cresceram 144% em relação a igual período em 2005. A previsão para 2006 era de alta de 160% na comparação com o ano anterior. Para este ano, ele planeja oferecer produtos exclusivos na linha de alta tecnologia.