Comércio eletrônico cresce mais de 30% e supera US$ 6 bilhões
Valor Econômico - 05/01/2007
O internauta brasileiro também quebrou recordes de audiência e de transações relacionadas ao comércio eletrônico. Enquanto o número de usuários residenciais ativos (pessoas que acessam a rede pelo menos uma vez por mês) cresceu cerca de 15% no ano passado, somando aproximadamente 15 milhões de pessoas plugadas em dezembro, a audiência registrada nos sites de comércio eletrônico saltou em 30% sobre o ano anterior, atingindo a marca de 8,7 milhões de internautas. Há três anos, esse volume era de 3,9 milhões de pessoas. A média da audiência brasileira em sites de produtos, segundo o analista do Ibope, supera a de países como Espanha e Estados Unidos, perdendo só para a Alemanha, onde mais de 70% dos internautas freqüentam lojas on-line. Tanto interesse nas vitrines virtuais fez com que a venda on-line de bens de consumo - itens como livros, CDs e máquinas fotográficas -, que em 2002 somou US$ 293 milhões, superasse a marca de US$ 1,9 bilhão em 2006, de acordo com dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e da E-Consulting. Sozinho, o período de Natal respondeu por cerca de 18% das vendas de bens de consumo, atingindo aproximadamente US$ 347 milhões, conforme dados preliminares da empresa de pesquisas E-bit. O volume do ano, se somado às transações eletrônicas registradas pelo setor de turismo (venda de pacotes e passagens) e de automóveis (transação efetivada pela web a partir da casa do consumidor ou da loja), ultrapassou US$ 6 bilhões em 2006, alta de 35% sobre o ano anterior.