26/06/23 14h30

Comércio e hotéis da Baixada Santista celebram retomada de turistas e alta procura

Em todos os feriados do primeiro semestre de 2023, taxa de ocupação nos hotéis da região chegou a 90%

A Tribuna

Passados três anos do início da pandemia da covid-19, comerciantes e o setor hoteleiro da Baixada Santista comemoram, pois conseguimos voltar ao patamar de 2019. “Já estamos iguais ao período anterior à pandemia, tivemos um prejuízo muito grande, mas conseguimos retomar”, afirma Omar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Em entrevista para A Tribuna, Assaf conta que o primeiro semestre é sempre um pouco mais fraco, se comparado com o segundo, mas que de maneira individual, os seis primeiros meses de 2023 foram bons, com as vendas aquecidas desde janeiro graças ao turismo local.

“Como viajar para fora do país ou para outros lugares do Brasil está caro, as pessoas estão optando pela Baixada Santista. E a região é muito completa, tem shoppings, lojas de rua, é conjunto de opções ao consumidor local e para o turista”, explica.

Hotéis

Para Heitor Gonzalez, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), as pessoas estão buscando viajar mais e esse novo comportamento foi essencial para o setor recuperar o prejuízo da pandemia de maneira mais rápida.

“As pessoas estão dando mais valor para um feriado prolongado e até aos finais de semana. A pandemia foi como uma lição que a gente aprendeu da pior maneira e isso fez com que o primeiro semestre fosse bom”, afirma.

E São Pedro ‘colaborou’ bastante com o clima para manter um bom rendimento primeiro semestre. Segundo Gonzales, em todos os feriados prolongados a ocupação nos hotéis da região chegou a 90%.

“Em todos os feriados, sem exceção, houve uma ocupação bastante satisfatória, desde o Réveillon até o último feriado (Corpus Christi, em 8 de junho, que caiu na quinta-feira). De maneira geral, um aumento de 9% em relação ao semestre anterior”, conta.

Segundo semestre positivo

No segundo semestre, os feriados prolongados também devem favorecer o setor hoteleiro. O próximo será em 7 de setembro, dia em que é celebrado a Independência do Brasil, e que cairá em uma quinta-feira. Em Santos, também será feriado no dia seguinte, 8 de setembro, com as celebrações em homenagens a Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade.

Além disso, Gonzalez lembra que muitos turistas procuram a região no inverno por ter um clima mais ameno que em outros lugares do estado.

“Temos também uma temporada de inverno, não é como Campos do Jordão, mas muitos preferem esse clima, de temperaturas de 25° graus. Não tanto calor e nem um um frio excessivo”, conta.

De acordo com Omar Abdul Assaf, nessas condições, a expectativa é de fechar o ano com 8% de aumento nas vendas, em relação ao ano passado.

“Agora já estamos preparados para temporada de férias (de julho) e inverno, que sempre favorece a compra de roupas. Em seguida vem o Dia dos Pais, depois a semana do desconto que o sindicato promove há 11 anos no começo de setembro, Dia das Crianças, Black Friday e já começa a temporada de verão”, conclui.

Prefeituras da região também confirmam o bom momento que o turismo da região vive

Segundo a Prefeitura de Santos, a última temporada de verão 2022/2023 foi a melhor na cidade desde 2016, atraindo mais de 2,6 milhões de turistas. E para continuar atraindo mais turistas, a Prefeitura está realizando diversas ações, entre elas os festivais que, além de atrair visitantes, contribuem para a revitalização do Centro Histórico.

Em Praia Grande, os dias quentes atraíram muitos turistas para a cidade no primeiro semestre de 2023. Segundo a Prefeitura, nos seis primeiros meses mais de 2,5 milhões de pessoas passaram pela cidade. E para continuar atraindo mais visitantes, o Executivo oferece capacitação gratuita para diversas áreas do turismo, com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade para que os turistas retornem e indiquem o município.

Já em Mongaguá, o movimento de turista no primeiro semestre de 2023 já superou todo o ano passado. Um levantamento da Prefeitura estima que, de 2020 a 2022, a Cidade recebeu 325 mil, 250 mil e 400 mil turistas. Já nos seis primeiros meses desse ano o município já recebeu 420 mil pessoas.

Para atrair cada vez mais turistas, São Vicente tem investido na revitalização de patrimônios públicos. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), no primeiro semestre a Cidade recebeu 800 mil turistas, 30% a mais que o ano anterior.

A prefeitura de Guarujá também tem investido no setor turístico através de festivais e atividades culturais. Segundo a Administração Municipal, após o fim da pandemia o município teve um aumento de 70% de turistas. Com o mesmo intuito, a Prefeitura de Bertioga organizou um calendário turístico e cultural para 2023. A programação conta com eventos de janeiro a dezembro, entre eles festivais musicais, eventos gastronômicos, festas religiosas e celebrações das culturas negra e indígena.

E Itanhaém também comemora a retomada do turismo na cidade. De acordo com a Prefeitura, por ano o município recebe em média 1,6 milhão de turistas. O Executivo afirma que durante os anos da pandemia o número de visitantes caiu, mas já nos seis primeiros meses de 2023 o fluxo de turistas chegou ao mesmo patamar de 2019. Já Cubatão e Peruíbe não responderam até o fechamento desta edição.

Fonte: https://www.atribuna.com.br/cidades/geral/comercio-e-hoteis-da-baixada-santista-celebram-retomada-de-turistas-e-alta-procura