Comércio deve abrir 16 mil vagas temporárias no último trimestre
Sampi CampinasA Região Metropolitana de Campinas (RMC) deve abrir 16.535 vagas temporárias de emprego no comércio no último trimestre de 2024, refletindo a expectativa de aumento de demanda em datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Esse volume representa um crescimento de 4,06% em relação a 2023. Em Campinas, serão 7.811 vagas, também indicando alta (3,86%) comparado ao ano anterior. O aumento sinaliza um mercado mais aquecido, beneficiando quem busca novas oportunidades e as empresas que, de acordo com Mário Eduardo Campos, da Acic, poderão identificar novos talentos em potencial.
As vagas temporárias incluem posições no comércio varejista, com preferência por candidatos que demonstrem características como proatividade, educação e afinidade com os produtos oferecidos. O setor busca reforçar o atendimento ao cliente, essencial para elevar as vendas e proporcionar uma boa experiência de compra. Esse crescimento nas contratações reflete a recuperação econômica após a pandemia, gerando expectativas positivas.
O Dia das Crianças, Black Friday e Natal são os principais períodos de contratação temporária. Para o Dia das Crianças, são esperadas 2.687 vagas na RMC, enquanto a Black Friday deverá criar 246 novas oportunidades. O destaque fica para o Natal, com 13.602 vagas, um aumento de 4,23% em relação a 2023.
Com a retomada econômica em ritmo acelerado, o último trimestre de 2024 promete ser decisivo para o mercado de trabalho na região, oferecendo boas perspectivas para os trabalhadores temporários e para o comércio local.