08/12/22 14h22

Comércio de Sorocaba espera vender 35% a mais no Natal

Projeção otimista leva em consideração melhora dos índices econômicos, como a redução do desemprego

Cruzeiro do Sul

O comércio de Sorocaba está otimista em relação às vendas de Natal na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo estimativa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), o segmento de vestuário e acessórios, por exemplo, espera um aumento em torno de 30% a 35% nas vendas e tem como base os reflexos da melhoria dos índices econômicos, como a redução do desemprego. O Natal é considerado a melhor época do ano para o comércio. Outro atrativo para as compras de Natal é que na segunda-feira (5) as lojas do Centro de Sorocaba passaram a funcionar em horário estendido, até às 22h.

De acordo com pesquisa realizada pela Acso, depois do segmento de vestuário e acessórios, o de eletrônicos, games e celulares esperam um aumento nas vendas de até 30% em relação ao mesmo período de 2021. Em seguida, os perfumes e cosméticos esperam crescimento de até 25% nas vendas neste período. Já os brinquedos devem ter um aumento de 22% e os materiais de construção e decoração 20%. Alimentos e bebidas 20% e veículos 12% e aumento nas vendas.

Além disso, o pagamento da primeira parcela do 13º é outro fator que favorece as vendas no comércio local nesta época do ano. Segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de R$ 700,6 milhões foram injetados na economia local com o pagamento da primeira parcela, que ocorreu no último dia 30 de novembro.

Ainda de acordo com a Acso, as lojas do Centro de Sorocaba seguem funcionando no horário estendido, das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, até o próximo dia 23. E aos sábados as lojas abrem das 9h às 18h.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2022/12/706205-lojas-esperam-vender-35-a-mais-no-natal.html