03/01/08 12h09

Comércio de serviços avança em 2007 e ganha estatística

DCI - 03/01/08

As exportações e importações brasileiras do setor de serviços aumentaram mais de 22% no primeiro semestre do ano passado, de acordo com dados que o governo anunciará oficialmente apenas em março de 2008. Os números dos primeiros seis meses de 2007 são os mais atualizados de que o governo dispõe, e indicam que as vendas externas de serviços totalizaram US$ 10,3 bilhões de janeiro a junho do ano passado, um aumento de 22,6% sobre o mesmo período de 2005. Do lado das importações, o resultado foi de US$ 15,4 bilhões, um crescimento de 23,2%, no mesmo período comparativo. Com a desvalorização da moeda norte-americana, o turismo e o transporte passaram a ser os principais serviços importados. Os Estados Unidos e a União Européia continuam concentrando mais de 80% do comércio, deixando o Mercosul em terceiro lugar. Até o final de 2008 o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) pretende publicar, junto com a balança comercial de bens, os dados da balança comercial de serviços. Este será o Sistema Integrado de Comércio Externo de Serviços (Siscoserv). Por meio deste sistema será possível integrar as atividades exercidas pelos setores público e privado nas operações externas de compra e venda de serviços. Outra função do Siscoserv será estruturar um banco de dados com todas as informações sobre o intercâmbio externo de serviços, que ficarão disponíveis na Internet, possibilitando que o usuário faça consultas periodicamente de qualquer computador com acesso à rede.