10/05/23 15h44

Comércio de Ribeirão Preto quer crescer 9%

Tribuna de Ribeirão

O comércio ribeirão-preta­no projeta alta entre 6% e 9% neste mês de maio, na compa­ração com o mesmo período do ano passado. Os negócios no varejo de Ribeirão Pre­to devem ser impulsionados pela 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2023), realizada na semana passada (entre os dias 1º e 5), e pelo Dia das Mães, a segunda melhor data para os lojistas, atrás apenas do Natal.

A Agrishow terminou na sexta-feira com faturamento recorde de R$ 13,29 bilhões e 195 mil visitantes, maior pú­blico da história da feira. O Dia das Mães será celebrado neste domingo, 14 de maio. O tíquete médio do presen­te deve oscilar entre R$ 150 e R$ 200. As informações são de levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Co­mércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).

A expectativa para Ribei­rão Preto está acima da proje­ção apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que aponta para uma alta de 3% nas vendas de maio. No ano passado, os negócios no vare­jo ribeirão-pretano registraram crescimento de 16% em rela­ção ao mesmo mês de 2021.

“Ribeirão Preto acaba ten­do um desempenho de vendas acima da média paulista por se tratar de um polo regional de consumo, ou seja, muitos consumidores das cidades vizinhas vêm comprar aqui e aproveitam para fazerem uma programação de lazer. Outro grande atrativo é a diversida­de de produtos e promoções que o comércio local oferece”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Segmentos

Acompanhando a tendên­cia nacional, em Ribeirão Preto, os setores campeões de vendas no Dia das Mães serão os de vestuário, calçados e acessórios, seguidos por beleza e perfuma­ria, joias e bijuterias, móveis e decorações, e eletroeletrônicos, revela a pesquisa do Centro de Pesquisas do Varejo.

“Sem falar que o Dia das Mães também movimenta res­taurantes, floriculturas e seg­mentos relacionados a viagens, como os de transportes rodovi­ário e aeroviário, além de pos­tos de combustíveis e lojas de conveniência. Muita gente viaja para visitar as mães e, com isso, o impacto positivo não fica res­trito somente ao comércio vare­jista tradicional”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL RP.

Intenção de compra

Em Ribeirão Preto, o CPV estima que 85% dos consumi­dores vão às compras para pre­sentear mamães, esposas, so­gras e avós, enquanto pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojis­tas (CNDL), Serviço de Prote­ção ao Crédito (SPC Brasil) e consultoria Offerwise aponta que o mesmo índice será de 79%, em nível Brasil.

A pesquisa CNDL/SPC Bra­sil/Offerwise também aponta que 23% dos consumidores pretendem gastar menos do que no ano passado, devido à necessidade de economizar di­nheiro e pela piora do cenário econômico em relação a 2022. Quarenta por cento dos consu­midores comprarão presentes pela internet, de olho princi­palmente nos preços mais atra­tivos, promoções e descontos.

Agrishow

Segundo a Associação Bra­sileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a cidade registrou, durante a Agrishow, aumen­to de aproximadamente 24% dos frequentadores a esse tipo de comércio. Já o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ribeirão Preto e Região afirma que 100% das hospedagens no segmento fo­ram ocupadas no município.

Hotéis

Nas cidades da região, o percentual atingiu 80%, além das hospedagens geradas por plataformas de aluguel de ca­sas. Em relação a pousos e decolagens, o aumento foi de 307% em relação a dias nor­mais, conforme a gestão do aeroporto Leite Lopes.

A expectativa é que a inje­ção de recursos na região ul­trapasse R$ 400 milhões. Este foi o montante registrado na 27ª edição, no ano passado, se­gundo estudo do Centro de In­teligência da Economia do Tu­rismo (Ciet), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. De acordo com o Ciet, 85,2% dos participantes eram de fora da região metropolitana, índi­ce considerado elevado.

Estadia

Excluindo os moradores, segundo o Ciet, mais de 135 mil pessoas de todo o país estive­ram na feira. A permanência foi de 4,4 dias e o gasto total, indi­vidual, no período, de R$ 2.901 por pessoa. Esse sucesso foi sentido em toda a região. Não foram poucos os casos de visi­tantes que se hospedaram a até 150 quilômetros de distância.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/comercio-de-rp-quer-crescer-9/