19/12/24 14h57

Comércio de Araçatuba espera aumento de até 8% em vendas de Natal

Folha da Região

O comércio de Araçatuba espera um aumento nas vendas neste final de ano. Com o horário especial de funcionamento, o pagamento do 13º salário e as festas, os lojistas preveem um crescimento entre 5% e 8% em relação a outras épocas.

Segundo Osnei Ferracioli, gerente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), o mês de dezembro traz muitas expectativas aos comerciantes. “As pessoas gastam comprando presentes para seus familiares, então acreditamos em um bom acréscimo nas vendas”, explica. Os lojistas esperam um aumento nas vendas de até 8%, com o preço médio dos presentes variando entre R$ 90,00 e R$ 150,00.

Horários

Em Araçatuba, o comércio funcionará até as 22h, na segunda-feira, 23. No sábado, 21, e no domingo, 22, as lojas de rua estarão abertas das 9h às 18h e até as 15h, respectivamente. No dia 25 de dezembro, o comércio estará fechado, retornando às 13h no dia 26.

Em Birigui, as lojas também funcionarão até as 22h na segunda-feira; no sábado, até as 16h; e na terça-feira, até as 14h.

Mais barato

Enquanto os preços dos alimentos da ceia de Natal dispararam, itens geralmente procurados para presentear familiares e amigos nesta época do ano estão abaixo da inflação. Um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), baseado em 50 produtos do IPCA-15 (IBGE), revela que flores, joias, livros e roupas, por exemplo, estão, em média, 2,15% mais caros do que em 2023, enquanto a inflação acumulada até novembro foi de 4,77%.

A boa notícia para consumidores e lojistas é que os preços de produtos mais procurados no Natal — como vestuário e calçados, que representam cerca de 40% das intenções de compra — também estão abaixo da inflação. Os tênis subiram apenas 1,88% em 12 meses, enquanto as bermudas tiveram alta de 0,76%. Alguns itens registraram deflação, como camisas infantis (-0,34%).

Outro destaque é o setor de brinquedos, essencial para o Natal, que teve uma queda significativa de 4,46% nos preços, a maior redução entre os produtos analisados. As bicicletas, por exemplo, registraram uma baixa de 3,93%.

Segundo a FecomercioSP, essa conjuntura é ideal para o varejo brasileiro, impulsionado pela baixa taxa de desemprego (6,2% no trimestre encerrado em outubro, segundo o IBGE), aumento na massa de rendimentos e maior disponibilidade de crédito, principalmente por meio de cartões. Com opções variadas de pagamento, como parcelamento e PIX, espera-se um fim de ano com vendas aquecidas no país.

Quais são os presentes mais caros neste Natal?

De acordo com a pesquisa da FecomercioSP, os presentes mais caros incluem flores naturais (15,92%), joias (13,77%) e aparelhos de ar-condicionado (11,05%).

No total, 36 dos 50 produtos analisados apresentaram alta nos preços em comparação ao Natal passado. Outros 14 itens ficaram mais baratos, como aparelhos telefônicos (-4,02%), máquinas de lavar roupas (-2,68%) e aparelhos de som (-0,63%).

 

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2874224/aracatuba/2024/12/comercio-de-aracatuba-espera-aumento-de-ate-8-em-vendas-de-natal