Comércio da Região Central deve crescer 8,9% neste ano, estima federação; desemprego baixo empurra faturamento
Entidade estima vendas da ordem dos R$ 39,8 bilhões, maior cifra desde o início da série histórica, em 2008
A Cidade ON São CarlosO faturamento do comércio da Região Central, que agrega São Carlos e Araraquara, deve crescer 8,9% neste ano, estima a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo.
A entidade estima vendas da ordem dos R$ 39,8 bilhões, maior cifra desde o início da série histórica, em 2008.
Para o Fecomércio, o desempenho positivo se deve à redução do desemprego e à geração de vagas com carteira assinada, o que impulsiona o consumo no varejo. Neste ano, a taxa de desemprego está em 6,2%, menor patamar desde o começo da série histórica; 2,1 milhões de empregos formais foram gerados.
Sete das nove atividades analisadas devem registrar crescimento, com destaque para os supermercados e as lojas de vestuário, tecidos e calçados, além das concessionárias de veículos. Caso as projeções se confirmem, todos esses segmentos com variação positiva nas vendas também devem alcançar a maior receita da história. Por outro lado, a previsão é que as lojas de móveis e decoração e o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos apresentem valores negativos em 2024.