04/12/18 14h57

Começa, em sp, o fice 2018

Segunda edição do "South by Southwest" brasileiro acontece no Unibes Cultural

Grandes Empresas e Pequenos Negócios

Começa hoje a segunda edição do Festival de Inovação e Cultura Empreendedora (FICE), iniciativa de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época NEGÓCIOS e Valor Econômico. Ao longo de três dias, o Unibes Cultural, em São Paulo, será o ponto de encontro de startups, investidores, executivos, scholars, diplomatas, artistas e experts em tendências e tecnologia. Pautado por discussões sobre empreendedorismo e inovação, o Festival vai contar ainda com shows e workshops sobre cinema e design thinking, sempre sob o ângulo da transformação digital e dos novos negócios.

 As trilhas de conteúdo — startups, futuro, criatividade, tecnologia, inspiração, impacto social e gestão — serão realizadas em três arenas simultâneas. Ao todo, serão mais de 60 atividades, distribuídas em três ambientes do Unibes, com palestras e painéis, workshops e a tradicional Maratona de Valor, com as presenças confirmadas de líderes como Marcos Arruda (moneto), Danyelle van Straten (Depyl Action), Leandro Pinto (Grupo Mantiqueira), entre outros. Nomes como Facundo Guerra (Grupo Vegas) e Eduardo Lyra (Gerando Falcões) também fazem parte da programação.

 O “Encontre um Anjo” competição de pitches que reúne investidores e fundadores de startups — com quase mil inscritos de todo o Brasil — é uma das principais atrações. Na abertura de hoje, está prevista a apresentação do ex-reitor da USP e atual professor emérito da FEA-USP Jacques Marcovitch, com o tema “O Brasil Tem Futuro no Mundo?”, e o São Paulo Trend Event, onde experts internacionais vão abordar as tendências de consumo.

 Todas as atividades têm por objetivo construir cultura empreendedora no país, além de colocar em foco temas importantes para empreendedores, investidores e empresas, como o futuro do trabalho, a relação entre startups, grandes empresas e investidores e novas formas de fazer e pensar negócios, como blockchain, capitalismo consciente, inteligência artificial e startups de impacto. Cenários do Brasil em 2019 também estarão em foco, a exemplo da mesa composta por Daniel Maranhão , Managing Partner da Grant Thornton, Marco Crespo, CEO Latam da Gympass, Felipe Dal Belo, especialista em Transformação Digital e  Governança Corporativa, e Juan Jensen, economista da 4E Consultoria. No debate “Meu País Inova, e o Seu?”, uma perspectiva internacional de Inovação será apresentada por representantes de alguns dos principais ecossistemas internacionais de empreendedorismo, como Itzhak “Tsahi” Reich, cônsul de Israel em São Paulo para assuntos econômicos, Jens Gust (cônsul geral adjunto da Alemanha), Aline Bros, diretora da rede French Tech no Brasil e Chris Moore, especialista em tecnologia da informação e da comunicação do governo do Reino Unido.

 Os participantes do evento também terão a oportunidade de aprender e aperfeiçoar novas técnicas de gestão, e inspirar-se com histórias de superação, como “Do Comum ao Extraordinário”, tema da palestra de Gustavo Ziller, autor do livro “Escalando Sonhos” e criador do programa 7 Cumes, e da apresentação “Girls on the Road”, na qual as ex executivas Fernanda Moura e Taciana Mello vão contar algumas de suas experiências rodando o mundo para ouvir histórias de mulheres empreendedoras.

 O Festival de Inovação e Cultura Empreendedora tem o patrocínio da Caixa, do Facebook Brasil e da Grant Thornton. A SAP, a Microsoft, a Nestlé e o Unibes Cultural são apoiadores oficiais do evento. 

 As inscrições podem ser feitas gratuitamente em www.culturaempreendedorafest.com, à exceção das atividades do São Paulo Trend Event, com lugares esgotados.