11/04/08 11h25

Com venda à Parmalat, Danone foca valor agregado

Valor Econômico - 11/04/2008

A estratégia de focar em produtos de maior valor agregado, como a linha de iogurtes funcionais, explica a decisão da Danone Brasil de vender para a Parmalat a marca "Poços de Caldas" e os ativos relacionados a ela, além de licenciar por 15 anos o uso da marca "Paulista" para a empresa, acreditam fontes do setor. Procurada, a Danone informou ontem que não vai se pronunciar nesta fase de negociação com a Parmalat. Em nota, disse que "dando continuidade à sua estratégia de crescimento iniciada há alguns anos, comunica que está em processo de negociação com a Parmalat para a venda da marca 'Poços de Caldas' (requeijão) e do licenciamento da marca 'Paulista', apenas para manteiga, requeijão, leite pasteurizado e creme de leite". A incógnita é que ativos relacionados à marca "Poços de Caldas" estão envolvidos no negócio com a Parmalat. O requeijão "Poços de Caldas" é produzido na unidade da Danone em Poços de Caldas (MG). A Danone tem ainda fábrica em Guaratinguetá, adquirida da Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo (CCL), junto com a linha de refrigerados e as marcas Paulista, Pauli e Fruty. O anúncio das negociações agitou ainda mais o mercado de lácteos, que desde o segundo semestre de 2007 está em ebulição, principalmente após a compra da Eleva pela Perdigão. A expectativa de fontes do setor é de que outros negócios estão por vir.