12/11/08 14h53

Com US$ 74,4 milhões em caixa, SEB planeja chegar a 70 mil alunos

Valor Econômico - 12/11/2008

Depois de promover sete aquisições neste ano, a meta para 2009 da SEB - Sistema Educacional Brasileiro é crescer de forma orgânica, apesar de ter em caixa R$ 160 milhões (US$ 74,4 milhões) para novas compras. "As nossas duas áreas preferidas são os sistemas de ensino e a educação superior a distância", disse Marco Rossi, diretor financeiro e de relações com investidores da SEB, que encerrou o terceiro trimestre com 52 mil alunos. Desse total, 14,3 mil são provenientes das compras fechadas neste ano. A expectativa da SEB é ter no próximo ano aproximadamente 70 mil estudantes matriculados nas suas instituições de ensino básico e superior. Nos cursos tradicionais, com a presença do aluno na sala de aula, das escolas e das faculdades, o crescimento esperado é de 15%. Já no ensino superior a distância, o aumento previsto chega a 70% e o número de alunos pode saltar dos atuais 19,7 mil para 33 mil no fim do próximo ano, segundo Rossi. No sistema de ensino COC, pacote vendido a outras escolas e que reúne apostilas e treinamento de professores, a expectativa é conquistar mais 60 mil adesões e chegar a 400 mil alunos usando a metodologia da SEB. Hoje, o COC representa 35% da receita do grupo. A educação básica equivale a 40% do faturamento e o ensino superior, 25%. No terceiro trimestre, a SEB registrou receita líquida de R$ 88 milhões (US$ 40,9 milhões), um aumento de 93,3% em relação ao mesmo período de 2007. O lucro líquido ajustado, entre julho e setembro, somou R$ 21,5 milhões (US$ ,10,2 milhões) com alta de 19,6%.