Com o carnaval em março, venda de veículos cresce em fevereiro
Bright Consulting revela desempenho positivo tanto sobre janeiro como em relação ao mesmo mês de 2024
Auto IndústriaNúmeros preliminares divulgados pela Bright Consulting indicam desempenho positivo no mercado de veículos leves em fevereiro e no ano. Foram emplacadas 172,4 mil unidades no mês passado, alta de 8% sobre janeiro (159,5 mil) e de 11,2% em relação a fevereiro de 2024 (155 mil).
A média diária de vendas foi de 8,6 mil, ante os 7,2 mil automóveis e comerciais licenciados por dia útil em janeiro. Apesar do bom desempenho, contudo, o consultor Cássio Paglianini lembra que fevereiro de 2024 teve o carnaval:
“Como este ano o carnaval caiu em março, os números do mês passado mostram grande vantagem no comparativo interanual. Saberemos melhor sobre o efetivo comportamento do mercado em 2025 ao final da primeira quinzena de março”.
Ainda de acordo com dados da Bright Consulting, a venda direta representou 43,9% do mercado total de leves no mês passado, acima dos 35,4% de janeiro e também superior aos 42,1% de fevereiro de 2024.
Com relação à participação regional, São Paulo manteve a liderança, com 28% do mercado nacional, seguido de Minas Gerais, com 16,7%, Paraná (5,9%) e Rio Grande do Sul (5,5%).
O mercado de eletrificados atingiu 15.920 emplacamentos,com 9,2% de market share. O índice é 1,8 ponto porcentual inferior ao de janeiro, quando foram licenciados 16.215 veículos elétricos e híbridos. No comparativo interanual, as vendas cresceram expressivos 54,2%, mas houve queda em relação a janeiro.
Por motorização, a venda de eletrificados foi de 28,8% de 100% elétricos, 35,1% de PHEV e 36,1% de MHEV/HEV. Os modelos mais vendidos foram o Dolphin Mini GS (2.399 unidades), Song Pro GS (1.842 unidades), Fiat Fastback (1.104 unidades)
e Corolla Cross (796 unidades)
As marcas chinesas tiveram participação de 7,8% das vendas em fevereiro, leve queda frente aos 8,8% registrados em janeiro.