11/10/07 14h22

Com novo carro, Ford está pronta para disputar mercado com Fiat, Volks e GM

Valor Econômico - 11/10/2007

Depois de anos fora do clube das montadoras que detém as maiores fatias do mercado brasileiro, a Ford está pronta para disputar o consumidor brasileiro com as mesmas armas da Volkswagen, Fiat e General Motors. O salto será já em 2008, quando o volume de vendas da montadora americana passará de 250 mil para 300 mil unidades. Os três maiores concorrentes da Ford vendem hoje entre 400 mil e 500 mil veículos no Brasil e têm cada um fatias de mercado de mais de 20% ante os 11% da Ford. Mesmo com o salto previsto para 2008, a montadora americana vai manter-se no quarto lugar. Mas a satisfação dos americanos é poder dar passos mais largos num mercado em que estar em posição bem inferior às das demais veteranas era fato que incomodava desde a criação da Autolatina, no final da década de 80. A chance de dar a arrancada nas mesmas condições dos maiores fabricantes virá com o lançamento do novo carro compacto, que já começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP). É com esse modelo, na mesma faixa de preços do Gol, Celta e Palio, que a Ford incrementará a capacidade de produção no país. Para o presidente da Ford para América do Sul, Dominic DiMarco, a força do mercado brasileiro deverá se manter. E, a despeito dos problemas de infra-estrutura do país, a empresa está decidida a manter os investimentos no país. Em janeiro, foi anunciado um programa de investimentos de R$ 2,2 bilhões (US$ 1,2 bilhão), a ser aplicado entre 2007 e 2010 em novos produtos e aumento de capacidade produtiva. DiMarco diz que o câmbio atual preocupa a Ford como qualquer outro exportador. "Mas, por outro lado, é ótimo contar com uma economia previsível e sustentável". O presidente da Ford Brasil, Marcos de Oliveira, explica que hoje a operação brasileira precisa contar com os próprios recursos para continuar investindo. Por isso, mais do que disputar as primeiras posições do mercado com as concorrentes veteranas, a empresa se preocupa em manter os níveis de rentabilidade.