13/05/09 10h08

Com nova fábrica, Spaipa foca mercado de São Paulo

Valor Econômico - 13/05/2009

A Spaipa, fabricante e distribuidora de produtos da Coca-Cola para o Paraná e parte do interior de São Paulo, intensificou nos últimos anos os investimentos em suas três fábricas e deu um gás nas vendas e resultados. Se, em 2003, tinha capacidade para fazer 13 milhões de caixas de refrigerantes por mês, em 2009 ela pode fazer o dobro. Na mesma comparação, o faturamento de lá para cá saltou de R$ 709 milhões (US$ 230,8 milhões) para R$ 1,7 bilhão (US$ 929 milhões). Para 2009, o crescimento previsto para as receitas é de 15%, e outros R$ 70 milhões (US$ 31,8 milhões) serão usados nas áreas de produção, venda e logística.

Ontem a empresa inaugurou em Marília (SP) uma das fábricas mais modernas da Coca-Cola no Brasil. Após investimentos de R$ 86 milhões (US$ 39,1 milhões), a unidade tornou-se a terceira do país em capacidade instalada - perde apenas para as de Jundiaí (SP) e de Jacarepaguá (RJ). Em Marília, a Spaipa tinha três linhas de produção, uma de vidro e duas de garrafas PET. Agora, conta com outras duas, uma para latas e outra para PET retornáveis, uma das apostas da empresa para conquistar clientes de menor renda, que passam a pagar pelo líquido, não pela embalagem. Segundo Daniel Herbert, presidente do conselho de administração, para 2009 está previsto crescimento de 5,5% no volume de vendas, pouco menos que os 6,5% de aumento registrados em 2008, porque o desempenho depende, em parte, da variação do PIB do país.

Além da instalação de robôs, a Spaipa inaugurou no local a produção das chamadas tampas reduzidas, ou short finish, mais curtas e econômicas porque levam menor quantidade de resina na tampa e na embalagem. Também em Marília, a empresa decidiu usar o PET retornável de 1,5 litro, que foi testado primeiro em Bauru e, atualmente, também é vendido em outros municípios do interior de São Paulo. Além disso, na unidade há o melhor aproveitamento de água entre as franqueadas da Coca no país.