22/11/24 15h18

Com limão, avocado e doces, Porto Seco de Bauru bate recorde

JCNET.com.br

O Porto Seco Bauru bateu recordes de movimentação tanto na exportação quanto na importação até o terceiro trimestre de 2024. As cargas enviadas para fora do país cresceram 115% entre janeiro e setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2023, enquanto o fluxo inverso registrou aumento de 46%. Também houve um acréscimo de 19% na movimentação de contêineres refrigerados (reefer).

Os principais produtos exportados foram limão, avocado, doces e balas. Essas cargas vão para a União Europeia e os Estados Unidos. A importação é feita pelas indústrias de Bauru e região, por isso as mercadorias mais frequentes são voltadas à automação industrial, insumos para a indústria, máquinas e equipamentos.

O crescimento foi impulsionado principalmente pelos investimentos realizados entre julho de 2023 e março de 2024. "Esses investimentos nos permitiram prospectar novos clientes e atender melhor os antigos, ampliando o espaço de armazenamento e a capacidade de receber cargas", afirma André Lozigia, gerente da unidade. "Ao mantermos essas mercadorias aqui estamos contribuindo para o desenvolvimento da região".

Os recursos foram aplicados em infraestrutura e tecnologias que tornaram o terminal mais eficiente. O armazém foi verticalizado, dobrando a capacidade de armazenagem. O pátio foi ampliado e o terminal ganhou um novo armazém lonado. Para acompanhar o crescimento da estrutura e agilizar as operações, vários sistemas operacionais foram instalados, como a conferência remota de mercadorias da Receita Federal, ferramentas de gestão e um sistema automatizado de entrada dos veículos com reconhecimento da placa e biometria facial.

Outro destaque foi a adoção de empilhadeiras elétricas a fim de reduzir a emissão de gases poluentes. "Atualmente é fundamental buscarmos o crescimento sustentável, apostando em alternativas que beneficiem o meio ambiente e as pessoas", diz Lozigia.

 

Fonte: https://sampi.net.br/bauru/noticias/2869288/economia__negocios/2024/11/com-limao-avocado-e-doces-porto-seco-de-bauru-bate-recorde