Com kits gratuitos, mais de mil antenas digitais já foram instaladas; veja como pedir
Substituição começou após liberação do sinal 5G na cidade; instalação é gratuita, veja como pedir
JP O Seu JornalO Siga Antenado, entidade criada para viabilizar a instalação do 5G no Brasil, já instalou 1.081 antenas de TV digital em Piracicaba desde o início da troca das antenas, em junho de 2023. Ainda de acordo com o projeto, hoje, outras 1.143 famílias estão na fila para a substituição. A troca das antenas analógicas pelas digitais é gratuita para a população inscrita em programas assistenciais do Governo Federal. De acordo com a Siga Antenado, 7 mil kits de substituição de parabólicas seriam distribuídos em Piracicaba.
A troca das antenas é necessária por conta da liberação do sinal 5G na cidade, que opera na mesma banda. Por isso, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), podem acontecer interferências nos sinais de televisão que são recebidos pelos equipamentos tradicionais. “O sinal de 5G trafega na mesma faixa da radiofrequência que o sinal da parabólica tradicional, a Banda C. Quando o sinal do 5G é ativado, as parabólicas tradicionais que estiverem próximas sofrerão interferências”, informou. As interferências podem ser chuviscos, imagens travadas e até interrupção do sinal.
A antena digital usada na substituição opera na chamada Banda Ku. O kit distribuído é composto pela antena parabólica digital e por um receptor específico para receber o sinal. Atualmente, segundo a Anatel, 124 canais de TV aberta já operam com a Banda Ku. A Siga Antenado foi criada por determinação da Anatel, e é formada pela Claro, TIM e Vivo, empresas vencedoras do lote nacional do leilão do 5G no Brasil. A faixa de 3,5GHz da rede 5G foi liberada em março de 2023 em Piracicaba e o licenciamento para ativação e operação da faixa pelas empresas de telecomunicação começou no dia 27 de março.
Pedidos
Os pedidos de trocas de antenas podem ser feitos por famílias de baixa renda que estão inscritas em programas sociais do Governo Federal e que já tenham antena parabólica tradicional em funcionamento. Para saber se tem direito, o interessado deve acessar o site do Siga Antenado e informar o número do CPF ou NIS do responsável familiar. A solicitação pode ser feita, também, pelo número 0800 729 2404, que também é WhatsApp.
Caso o interessado se encaixe nos critérios, ele deverá responder a um formulário e agendar a visita técnica para a troca da antena. Quem utiliza antenas digitais que não são parabólicas (interna ou tipo espinha de peixe) ou TV por assinatura, não precisam fazer a troca.