Com investimento de R$ 75 mi Usina de Inovação é lançada
Jornal de PiracicabaCom investimento de R$ 75 milhões, a Usina de Inovação foi lançada quinta-feira (01) em Monte Alegre. O ambiente de negócios foi concebido como um sistema integrado voltado ao fomento de negócios, com foco dedicado ao segmento da agricultura. O projeto foi anunciado durante o 2º AgTech Day, organizado pela EsalqTec e parceiros e a previsão é que as atividades no local tenham início em fevereiro de 2017.
A Usina de Inovação ocupa uma área de 427 mil m2, em um espaço multiuso que conta com estrutura para abrigar eventos, feiras, shows, lançamentos de produtos e contará futuramente, segundo o projeto, com um hotel e um centro de convenções. O complexo — que está sob a tutela do Estado e do município, via Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) — será totalmente restaurado.
De acordo com o empresário Wilson ‘Balu’ Guidotti Júnior, mentor da iniciativa, o principal diferencial do empreendimento está na atração de grandes empresas do agronegócio que estejam interessadas em se instalar no local. “Este projeto foi elaborado para ser um grande celeiro de altíssima tecnologia, visando atender em um único local os profissionais que busquem uma coworking (atuação conjunta) ou que venha participar de um congresso, bem como sediar grandes eventos. O conceito da Usina de Inovação é baseado no sistema de ‘tudo em um único lugar’, já que tudo foi pensado para se ter um modelo eficiente de serviços e produtos relacionados disponíveis em um só local”, disse.
Philip Yang, membro do Conselho Executivo da Usina de Inovação Monte Alegre, apresentou detalhes do projeto destacando que a escolha do bairro para receber a instalação da Usina é um projeto futurista. “Vivemos um momento importante nos processos de arquitetura e urbanismo, em sintonia com uma tendência de aproveitar espaços em desuso para abrigar práticas inovadoras”, disse.
Tecnologia — Sergio Marcus Barbosa, um dos fundadores da campanha Vale do Piracicaba, que visa atrair para a cidade novas tecnologias no setor do agronegócio enalteceu a força do campo e o protagonismo da cidade no segmento. “Este projeto (Usina de Inovação) nos mostra que os empresários começaram a acreditar verdadeiramente no conceito do Vale do Piracicaba e nas oportunidades que ele representa”, disse.