12/04/23 11h29

Com investimento de R$ 486 mil, Juquiá conta com novo terminal rodoviário

Escolas municipais desfilam em homenagem à história do município

Portal da Cidade

No dia 10 de abril, o município de Juquiá, no Vale do Ribeira, completou 74 anos de emancipação político administrativa e para celebrar a data, foi organizado pelas instituições locais, um desfile cívico entre escolas municipais. A Prefeitura também anunciou a revitalização do Terminal Rodoviário.

Cada uma das 14 escolas municipais que desfilaram, escolheu um tema em homenagem à história do município, desde a história do legado dos primeiros turcos que chegaram a Juquiá e ajudaram no desenvolvimento econômico local, até a história da antiga ferroviária que ligava Juquiá, a Santos, entre 1915 e 2002. A associação Adeju Judô Juquiá, também realizou um desfile com os judocas, logo após a apresentação das escolas.

Juquiá também celebrou a conclusão das obras criadas para melhorias em infraestrutura no terminal rodoviário onde o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, Dadetur, contribuiu com R$ 486 mil em recursos para obras de revitalização. A ação contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Setur - SP.

O projeto de revitalização do terminal foi assinado em 2021 e desde então, estão sendo realizadas obras, que priorizaram os pontos com maior necessidade de reforma e a criação de uma sala VIP para espera dos ônibus. A obra constituiu na construção de pátio para táxis, rampa de acessibilidade, reforma de sanitários, instalação do forro no pavimento superior, instalações elétricas e hidráulicas, renovação da fachada e fechamento por divisória do piso superior.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo comemora: “Fomentar o turismo no interior é cuidar dos equipamentos que recebem o viajante, como é o caso do terminal rodoviário de Juquiá. Sua revitalização significa maior comodidade e acolhimento do turista, contribuindo para alavancar o turismo na região”.

O município, procurado, principalmente pela pesca no rio Juquiá, também é famoso pela diversidade da mata, onde já foram encontradas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, onças-pardas e antas albinas, ambas, consideradas raras. Com 68% da Mata Atlântica preservada, o município tem grande potencial turístico e vem chamando a atenção de pesquisadores e aventureiros para desbravar a mata.

Atualmente, Juquiá tem se destacado com 15% da venda de banana para o Estado de São Paulo e é considerado referência na plantação e distribuição da fruta, dentro dos municípios do Vale do Ribeira.

A celebração do aniversário de Juquiá foi marcada por eventos que ressaltaram a riqueza histórica e cultural da cidade, além de trazer melhorias importantes para a infraestrutura local. A revitalização do Terminal Rodoviário, por exemplo, é uma iniciativa que contribui para fomentar o turismo na região e oferece mais comodidade aos viajantes que passam por ali. Com uma mata preservada e uma forte tradição na plantação de bananas, Juquiá demonstra todo o seu potencial turístico e cultural.

Fonte: https://registro.portaldacidade.com/noticias/cidade/juquia-celebra-74-anos-com-desfile-civico-e-obras-em-terminal-rodoviario-2215