29/08/07 10h48

Com gestão discreta e preço agressivo, Ypê avança sobre múltis

Valor Econômico - 29/08/2007

A Química Amparo nasceu como uma pequena fabricante de sabão em barra em 1950 e hoje incomoda gigantes de consumo do porte de Procter & Gamble e Unilever. A empresa conquistou a liderança em detergente líquido há dez anos e é uma das únicas nacionais que consegue crescer e modiscar participações das múltis no competitivo mercado de sabão em pó, que movimenta R$ 2 bilhões (US$ 1,06 bilhão). Tudo isso com um modelo de gestão muito particular. Os irmãos Waldir, de 43 anos, Jorge, de 35, e Ricardo, de 40 anos, dividem o papel de acionistas e diretores da companhia. Desde a morte do pai, Waldyr Beira, há dez anos- um homem de pulso forte, que colocou os filhos para trabalhar na empresa assim que completaram 14 anos - não há a figura de presidente executivo. A mãe Ana Maria é uma espécie de presidente do conselho, mas não está diretamente envolvida no dia-a-dia. "É um jeito muito nosso de ser", afirma Waldir Beira Júnior, diretor comercial, financeiro e de marketing. Até dois anos atrás, os três irmãos eram os únicos diretores. Mas o tamanho da empresa e a complexidade do negócio os obrigou a ampliar a estrutura e a escolher mais quatro executivos para o primeiro escalão. "A centralização prejudicaria a tomada de decisão", diz Júnior.O resultado dessa gestão fora dos padrões parece ser positiva, pelo menos até agora. Além de Amparo, a empresa tem fábricas em Salto (interior de São Paulo) e Simões Filho (BA) e fabrica entre 700 mil e 800 mil toneladas de produtos por ano. Fontes do mercado de limpeza estimam um crescimento anual da Química Amparo na casa de 15% e faturamento de pouco mais de R$ 800 milhões (US$ 425,5 milhões).