13/06/07 11h59

Com foco em serviços, Itautec reocupa fábrica

Valor Econômico - 13/06/2007

A Itautec começou a esquentar os motores da fábrica com que vai reocupar as instalações de que já dispunha em Jundiaí (SP) e que estavam fora de atividade. O parque irá concentrar toda a produção de equipamentos da empresa, englobando as atividades que até recentemente eram desenvolvidas na unidade instalada no bairro do Tatuapé, em São Paulo, que foi desativada. A fábrica foi preparada para produzir desde notebooks e computadores de mesa até cofres, caixas de auto-atendimento bancário (ATM) e quiosques para bancos. O projeto, segundo o diretor-geral da Itautec, Guilherme Archer de Castilho, já consumiu US$ 17 milhões. Mais US$ 4 milhões serão injetados nos ajustes finais da operação. Embora ocupe uma área total de 28 mil metros quadrados, contra os 150 mil da fábrica anterior, a base de Jundiaí vai dobrar a capacidade de produção da Itautec, atingindo cerca de 40 mil equipamentos por mês, em apenas um turno. Cerca de 900 pessoas deverão trabalhar nas novas instalações. Os demais 4,1 mil funcionários estão espalhados por filiais internacionais e escritórios no Brasil. A Itautec busca, gradativamente, tornar-se menos dependente de suas receitas de equipamentos, a mesma trilha que tem inspirado empresas como IBM, HP e Diebold Procomp. Hoje suas vendas de máquinas respondem por 70% do faturamento. Serviços são apenas 30% dos negócios. "Queremos inverter essa situação", diz Castilho. A previsão do executivo é fazer essa virada em no máximo dois anos. Oferecer equipamentos em regime de aluguel - em vez de vendê-los - é uma das propostas. Em Portugal, diz o executivo, a Itautec já tem clientes do setor financeiro que fazem a locação de ATMs, dispensando a aquisição das máquinas. A mudança de perfil da empresa já dá sinais em sua folha de pagamento.