18/07/11 14h15

Com expectativa de gerar 1.000 empregos, Chery lança fábrica em Jacareí

O Vale

A fabricante de automóveis chinesa Chery lança nesta terça-feira a pedra fundamental de sua fábrica em Jacareí.

A unidade da montadora no Vale do Paraíba funcionará na estrada do Jaguari, perto do entroncamento com a Dutra, km 161, sentido São Paulo, em um terreno de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, equivalente ao perímetro do Parque da Cidade, em São José.

O investimento da empresa é de US$ 700 milhões (R$ 1,1 bilhão). De acordo com o represente da multinacional chinesa no Brasil, Du Weiqiang, Jacareí foi escolhida para ser sede da montadora por estar no centro do maior mercado consumidor do Brasil.

A implantação da unidade deve gerar cerca de 1.000 empregos diretos.      A fábrica ficará responsável pela produção dos modelos Cielo, Tiggo e Face e tem previsão para iniciar suas atividades em 2012. Os modelos S18 e Fulwin seriam os próximos a serem produzidos.

Conversa. As negociações entre a Chery e a Prefeitura de Jacareí começaram há pouco mais de um ano. Jacareí concorreu com outras cidades da região, como São José e Taubaté, além de Sorocaba e outros municípios dos Estados de Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A confirmação do acordo foi feita em 2 de setembro de 2010, quando representantes da empresa e o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota (PT), assinaram um memorando de entendimento.
Dentro da lei de incentivos fiscais do município, a Chery poderá ter direito a isenção de IPTU por pelo menos 20 anos.

Mercado. No primeiro trimestre deste ano, a Chery vendeu 7.066 carros, um aumento de 369% em relação ao mesmo período de 2010.

RAIO X

Chery
Fabricante chinesa de automóveis lança a pedra fundamental de sua unidade em Jacareí nesta terça-feira

Unidade